MOVIMENTO REFORMISTA

406 palavras 2 páginas
MOVIMENTO REFORMISTA
DEFINIÇÃO
É aquele que procura modificar alguns aspectos da sociedade sem transformá-la completamente. È o tipo de movimento mais comum. Nessa classificação estão os mais diversos movimentos existentes hoje na sociedade, como o ecológico, o dos sem terra, o dos sem teto e o feminista.
CARACTERISTICAS
O que caracteriza um movimento é o conteúdo de suas propostas em relação à sociedade e não o seu meio de lutar para atingir os objetivos propostos. Existem movimentos reformistas bastante radicais e que levam as ultimas consequências suas reivindicações, chegando até a constituir movimentos armados e organizado, é importante frisar esse aspecto porque não importa se as pessoas lutaram por seus objetivos com um abaixo assinado ou pegando em armas e sim se suas propostas visam modificar a sociedade como um todo ou somente em alguns aspectos.
EXEMPLOS DE MOVIMENTOS REFORMISTAS
- O Movimento de Jovens Oficiais das Forças Armadas da Década de 1920
Conhecido como tenentismo, foi um movimento reformista. Embora tenha provocado grandes batalhas com muita luta na cidade de São Paulo em 1924, a partir de 1926 tinha como objetivo moralizar os costumes políticos da velha república, incluindo o voto de cabresto, conhecido como voto aberto.
- A Guerra Paulista de 1932, de São Paulo Contra o Resto do Brasil
Organizada pelo movimento Constitucionista, causou muito prejuízo em ambos os lados, mas a luta tinha como objetivo a defesa da constituição, tendo sido portanto um movimento reformista.

MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO
DEFINIÇÃO
É aquele que pretende modificar radicalmente a estrutura social. No movimento revolucionários seus integrantes pretendem transformar completamente o sistema social existente, substituindo-o por outro.
EXEMPLOS DE MOVIMENTOS REFORMISTAS
- O Sendero Luminoso
É um movimento revolucionário peruano que tem como objetivo derrubar a sociedade capitalista e implantar uma sociedade marxista em seu lugar.

- Os Negros Malês

Relacionados