Movimento Punk

Páginas: 5 (1120 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
1 ORIGENS DO PUNK
“O Punk foi um movimento no qual a maioria de seus participantes estava apenas semiconsciente de suas origens” (Home,1999, p.125)
Alguns autores datam as origens do punk a partir de 1965, aonde bandas da cidade de Nova York, iniciam um pequeno movimento underground influenciados pelo existencialismo e por um pequeno movimento artístico chamado de “minimal”, um movimentoaonde se preocuparam em fazer o uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão, o que condiz bem com as músicas do movimento punk, numa tentativa de deselitização da mesma, fazendo então “o que viesse na cabeça: o mínimo” (Bivar,1982, p. 42). Então esse pequeno movimento que surgia foi batizado pelo jornalista Legs Mcneil de Punk.
Apesar de já possuíram vestimentas mais undergrounds(jaquetas de couro e calças rasgadas), ainda não tinham aquele visual que hoje entendemos como “característico” do movimento, carregando um pouco ainda do estilo hippie com o uso de cabelos longos. O movimento ainda não era engajado nas causas político-sociais, suas letras falavam a respeito do cotidiano urbano dos jovens periféricos, um rock básico, criticava o distanciamento que ocorria entre asbandas e o público por causa do elitismo ou estrelato.
Alguns autores atribuem o surgimento do estilo Punk à Malcolm Maclaren, que era um comerciante de discos de rock e roupas para jovens, e que após conhecer a banda americana New York Dolls, ficou impressionado com o estilo, e junto com sua sócia, esposa e estilista Vivianne Westwood, abriram em Londres, a loja inicialmente chamada de “Let itRock”, aonde vendia roupas para Teddy Boys, acessórios sadomasoquistas, e que tem a cor preta como básica.

2 O PUNK E SUAS IDEOLOGIAS
No underground nova-iorquino as ideologias predominantes partiam do “Minimal” e do existencialismo desiludido, gerando assim músicas curtas de no máximo dois minutos, com letras que falavam dos problemas sociais urbanos, e que os confrontos e controvérsias,poderiam produzir eventos e gestos que polarizassem atitudes, e esses ideais chegaram a Londres através de Malcom Maclaren, e que através de sua loja, divulgava esse estilo e ideias. Passou a empresariar um grupo de rapazes que frequentava sua loja, grupos este que é hoje talvez o grupo mais simbólico do movimento punk, os “Sex Pistols” (banda essa que traia os ideias punks por ter sido tãocomercial, e ter assinado com uma das maiores gravadoras do mundo a EMI).
Os ideais como: “Do It Yourself” (faça você mesmo), logo serviram de combustível para o surgimento de pequenas gangues e organizações de jovens que se dedicavam ao movimento Punk.
Através das “Fanzines - Fanatic magazine” (publicações despretensiosas, eventualmente sofisticadas no aspecto gráfico), algumas ideologias foramincorporadas ao movimento, pois os jovens que se identificavam com o movimento punk consumiam essas “revistinhas”, e elas acabavam incentivando o debate, reflexões sobre novos temas, difundindo a repulsa ao militarismo, o apoio a alguns movimentos sociais dos sem tetos, etc. Logo elas foram responsáveis, em grande parte, para agregação de valores mais politizados no movimento, potencializando aadesão de questões sociais, afinidade com as minorias (gays, negros, mulheres, pobres, culturas periféricas em geral), e logo afinidade e/ou aderência ao anarquismo.
2.1 O Anarquismo
Constitui uma ideologia surgida em meio aos movimentos populares das classes dominadas na segunda metade do século XIX e que visa, desde então, a partir de determinadas críticas, proposições e estratégias, impulsionarum processo determinado de transformação social.
Ideologia revolucionária, que se fundamenta em princípios determinados e cujas bases se definem racionalmente, a partir de uma crítica da dominação, de uma defesa da autogestão e de uma estratégia comum, incorporando ao movimento punk posturas anticapitalistas, anticomerciais, autônomas, anti institucional.
Entre os anos de 1960 e 1980, houve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimento Punk
  • Movimento punk
  • Movimento punk
  • Movimento Punk
  • Movimento punk
  • Movimento Punk
  • Movimento Punk
  • Movimento punk

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!