Movimento Novo Cinema Brasil

Páginas: 3 (647 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014
Como O Cinema Brasileiro Viveu O Movimento Do Novo Cinema?
O movimento novo cinema no brasil começou no final da década de 50 e inicio dos 60, foi idealizado por jovens cineastas do rio dejaneiro e da Bahia, o pais passava por grandes mudanças e crescimentos das indústrias e cidades, com isso surgiram esquerdistas e populistas com ideias em busca da igualdade, foi esse contexto sóciopolitico que inspirou os jovens cineastas, que criaram o movimento “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”.
essa forma de cinema inovou com movimentos lentos e escassos da câmera, ambientes naturais ediálogos mais longos dos personagens principais. O primeiro filme no modelo Cinema novo foi rio, 40 graus 1955, de Nelson Pereira dos Santos. O movimento pode ser separado em três fases principais, aprimeira fase vai de 1960 a 1964 tendo com tema principal as mazelas e os camponeses nordestinos. A segunda afaze vai de 1965 a 1968 os temas principais são a situação politicas e econômicas do brasilem especial a ditadura militar. A terceira fase, 1968 a 1972 sofreu influencias do tropicalismo e incorporou os símbolos típicos do brasil como índios e animais típicos do brasil.

Quem FoiGlauber Rocha E Quais Os Filmes Mais Importantes Desse Cineasta?
Seu nome foi em homenagem em seus pais, que foram cientistas e descobriram o sulfato de sódio .
Cursou por um pouco mais de um ano ocurso de direito, em 1958 era responsável pela coluna policial do Jornal da Bahia.
Teve o primeiro contato cm o cinema a cores no curta metragem "Amazonas, Amazonas".
"Terra em Transe" foi selecionadopara a mostra competitiva do Festival de Cannes apesar da oposição do Itamaraty, que indicou para o festival "Todas as Mulheres do Mundo", de Domingos de Oliveira. Foi preso em novembro de 1965, porestar em um protesto contra os militares durante uma reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Rio de Janeiro. Permaneceu 23 dias na prisão.Viveu em exílio entre os anos de 1971 e 1976....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinema novo
  • Cinema novo
  • cinema novo
  • Cinema novo
  • cinema novo
  • Cinema Novo
  • Cinema Novo
  • Cinema no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!