Movimento Maguebeat

1304 palavras 6 páginas
A escolha do tema do presente ensaio se baseou na avaliação do seminário apresentado em sala. Foi assinalado que o grupo deixou de mostrar o contexto histórico do país e não somente de Recife, o berço do Movimento Manguebeat. Portanto, este estudo irá abordar o início do movimento Manguebeat no Recife, no início da década de 1990; quais eram os objetivos de Chico Science e seus companheiros do movimento; mas principalmente como se dá esse estilo de música atualmente, quais as bandas ainda presentes neste cenário e como se deu a repercussão da música mangue no Brasil como um todo. O princípio do Movimento Manguebeat foi em 1991, com o Manifesto do Mangue I , em Recife. Mas antes de ganhar o reconhecimento por todo o país, a música mangue era apenas uma demonstração do incômodo sentido por um grupo de jovens descontentes com a então cena cultural de Recife, que se encontrava parada no tempo, pelo menos ao ver do resto do país. A verdade é que naquela época havia muita produção artística em Pernambuco, não só no campo musical. No entanto, devido ao pouco investimento cultural no estado, a divulgação dessa produção cultural se tornou precária. A riqueza cultural da “Veneza Brasileira” podia até não chegar aos olhos dos outros estados brasileiros, mas em uma época em que a globalização e a velocidade de comunicação era tudo o que se falava , os mais variados estilos musicais eram ouvidos em Pernambuco, tanto nacionais quanto internacionais.
“o contexto do de surgimento da cena mangue é um ambiente em que a produção artística e cultural em geral sofre constante influência dos meios de comunicação em massa e da globalização.”

A solução encontrada, por estes jovens, para ganhar o espaço na mídia, denunciar as mazelas da sociedade em que viviam, valorizar a produção regional e ainda incluir os novos estilos musicais divulgados no momento, foi a criação da música mangue. O objetivo era fazer um resgate de uma identidade regional ligada à geografia do mangue . Eles

Relacionados