Movimento Institucionalista

Páginas: 3 (747 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2013
 UFF- Universidade Federal Fluminense


O movimento institucionalista

Certamente, após a Segunda Guerra, se tornou possível a estruturação uma novacultura na área da saúde mental. Nessa época, forças de intelectuais, usuários do sistema manicomial, familiares e setores populares mobilizam-se no debate sobre o significante “loucura”.

Nessemomento, os asilos psiquiátricos foram comparados aos campos de concentração, já que havia uma supervalorização da loucura em detrimento do louco e sua própria vivência subjetiva. Mas à medida que omovimento institucionalista vai sendo fortalecido, a psicoterapia institucional vai passar a entender a subjetividade como algo processual.

É certo que o movimento institucionalista é heterogêneo,reunindo um conjunto de correntes que apresentam perspectivas próprias e se caracterizam pela diversidade de tendências. As diferenças entre elas se inscrevem no arcabouço teórico, metodológico, técnico epolítico. Contudo, todas elas buscam propiciar e apoiar processos autoanálise e de autogestão em coletivos, favorecendo experiências de rupturas com as relações estabelecidas.
Para este movimento,a ideia de autogestão está associada ao mesmo tempo ao processo e ao resultado da organização de coletivos para discutirem e resolverem seus problemas de forma independente.  Eminentemente ligada aesta noção está o processo de autoanálise dos coletivos que implica na produção por parte destes de saberes acerca de si mesmos que, em geral, em nossa sociedade, são desqualificados e subordinados porsaberes produzidos por “cientistas neutros” que teriam, supostamente, a capacidade de responder pelos coletivos sobre suas questões.
Logo, a proposta do movimento institucionalista seria uma busca dedesnaturalização das práticas sociais vigentes e uma consequente valorização do sujeito, na medida em que, em concordância com Foucault que coloca que nos constituímos a partir das relações que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A escola institucionalista
  • Smith como institucionalista
  • Waltz As Expectativas da Teoria Institucionalista
  • Movimentos
  • Movimento
  • Os movimentos
  • movimentos
  • Movimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!