Movimento Hippie

Páginas: 2 (413 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Introdução
O movimento hippie foi um movimento que lutava contra as guerras e a violência em geral, buscava paz e foi um grupo muito julgado por viver de uma forma diferente de como era vivido naépoca.
Desenvolvimento
Os hippies foram parte do movimento de contracultura dos anos 1960. Embora tendo uma relativa queda de popularidade nos anos 1970 nos Estados Unidos, o movimento apenas ganhoumais força em países como o Brasil somente a partir dessa década. Uma das frases associadas a este movimento foi a célebre máxima "paz e amor" (em inglês, "peace and love"), que precedeu a expressão"ban the bomb" ("proíbam a bomba"), a qual criticava o uso de armas nucleares. As questões ambientais, a prática de nudismo e a emancipação sexual eram ideias respeitadas recorrentemente por estascomunidades.
Adotavam um modo de vida comunitário1 , tendendo a uma espécie de socialismo libertário, a um estilo de vida nômade e à vida em comunhão com a natureza. Negavam o nacionalismo e a Guerrado Vietnã, bem como todas as guerras2 . Abraçavam aspectos de religiões orientais como o budismo e o hinduísmo e das religiões das culturas nativas norte-americanas. Estavam em desacordo com valorestradicionais da classe média americana e das economias capitalistas. Enxergavam o patriarcalismo, o militarismo, o poder governamental, as corporações industriais, a massificação, o capitalismo, oautoritarismo e os valores sociais tradicionais como parte de uma instituição única sem legitimidade.
Origens
O termo derivou da palavra em inglês hipster, que designava as pessoas nos EstadosUnidos que se envolviam com a cultura negra, como Harry The Hipster Gibson. Em 6 de setembro de 1965, o termo hippie foi utilizado pela primeira vez: foi em um artigo do jornalista Michael Smith, em umjornal de São Francisco. A eclosão do movimento foi antecedida pela chamada Geração Beat, os beatniks, uma leva de escritores e artistas que assumiram os comportamentos que viriam a ser copiados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • movimento hippie
  • Movimento Hippie
  • Movimento Hippie
  • Movimento Hippie
  • Movimento hippie
  • Movimento Hippie
  • Movimento Hippie
  • movimento hippie

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!