Movimento Femenista - FEMEN

3557 palavras 15 páginas
Universidade Federal Do Espiríto Santo
Ana Carolina Soares Pizetta
Bárbara Freitas Puppin
Laianny Raasch Casagrande
Maína Pereira de Sousa
Rachel Nogueira C. Horta

MOVIMENTO FEMINISTA
FEMEN

Vitória
2013

Ana Carolina Soares Pizetta
Bárbara Freitas Puppin
Laianny Raasch Casagrande
Maína Pereira de Sousa
Rachel Nogueira C. Horta

MOVIMENTO FEMINISTA - FEMEN

Trabalho apresentado pelas alunas Ana Carolina Pizetta, Barbara Puppin, Laianny Casagrande, Maína Pereira e Rachel Horta, do 3º período matutino de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo, para a disciplina Política e Administração, ministrada pela Prof. Letícia Fantinel.

Vitória
2013

Sumário
1 FEMINISMO 4
2 NEOFEMINISMO 5
3 FEMEN 6
4 ENTREVISTA 9

1 FEMINISMO

O feminismo surgiu no final do século XIX e início do século XX. Este tem como meta, estabelecer direitos iguais para homens e mulheres, com intuito de se ter uma vivência social que se liberta de padrões opressores baseados em preconceito de gênero.
O feminismo surgiu através dos movimentos feministas, que são representados por diversas organizações que se propõem a fazer protesto para alcançar os objetivos citados acima.
O termo é genérico, aderindo movimentos que acreditam que todos são iguais independentes do gênero. É importante ressaltar que feminismo não é antônimo de machismo, sendo que o significado de machismo se remete à desigualdade, exaltando principalmente o homem como ser superior.
Os movimentos são considerados revolucionários, já tendo mudado milhares de vidas. Este tem sido a resposta das mulheres ao poder patriarcal e a repressão dos últimos séculos. O patriarcado não é inimigo apenas das mulheres, mas de todo indivíduo que se submete ao poder colocado nas mãos dos homens.
A história do feminismo foi dividida em três momentos importantes:
Séc. XIX, XX: Conquista do sufrágio feminino, preocupados principalmente com o direito da

Relacionados