movimento de reconceituação do serviço social

Páginas: 8 (1757 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014
2014
MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

Na década de 1980, acontecia uma importante transformação decorrente da redemocratização da sociedade, onde acontecia um intenso movimento da população, multidões ganhavam às ruas quebrando o silêncio em relação à Ditadura Militar. Nesse período aconteciam as “Diretas Já”, que tomou conta do Brasil chamando o povo às ruas e reivindicandoque o processo democrático fosse respeitado. Esse foi um período de grande participação popular.

Com a efervescência dos movimentos democráticos, ocorre o debate da ética no Serviço Social, buscando romper com a ética da neutralidade e com o tradicionalismo fundamentado humanismo cristão. Esta nova realidade profissional “o assistente social quer deixar de ser um ‘apóstolo’ para investir-se dacondição ‘agente de mudança’”.

Ocorrem, então, os encontros de Araxá/MG (1967), Teresópolis/RJ (1970), Sumaré/RJ (1978), onde nesses eventos foram produzidos documentos na tentativa de adequar o Serviço Social às tendências políticas que a Ditadura impunha.

O Serviço Social se torna laico e passa a incorporar nos seus quadros segmentos dos setores subalternizados da sociedade. Passa a agregaro enfoque das Ciências Sociais e se aproxima do movimento “de esquerda”.

Nesse ínterim, o profissional do Serviço Social amplia sua atuação para as áreas de pesquisa, administração, planejamento, acompanhamento e avaliação de programas sociais, além das atividades de execução e desenvolvimento de ações aos setores populares.

No encontro de Araxá/MG, reuniram-se 38 assistentes sociaisdocentes e não-docentes promovido pelo Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS). Tendo como objetivo repensar em maior profundidade a teoria básica do Serviço Social e sua metodologia.

O próximo encontro ocorre em Teresópolis (1970), que oferece uma metodologia do Serviço Social voltada para a prática profissional e que se desenvolva com um mínimo decientificidade. A redefinição do papel do Assistente Social ao situá-lo como um funcionário do desenvolvimento.

Oito anos depois (1978) realizou-se o encontro de Sumaré/RJ, objetivando a cientificidade do Serviço Social. Este encontro registra o deslocamento da perspectiva modernizadora do ponto central do debate e da polêmica e a disputar seus espaços e hegemonia com ressonância nos foros de discussão,organização e divulgação da categoria profissional. O desafio que ficou foi o de discutir a construção do objeto do Serviço Social mediante um enfoque dialético que incorpore uma dupla perspectiva: a ciência e a dos modos de produção das formações sociais e das conjunturas políticas.

A reflexão em Araxá vai conduzir a adequação da metodologia do Serviço Social que vão se efetivar em dois níveis:micro e macro. No micro é essencialmente operacional; o macro compreende as funções do Serviço Social ao nível da política e do planejamento para o desenvolvimento da infraestrutura social.

O Serviço Social já existia como profissão, mas num caráter de caridade, com um olhar mais conservador. Não havia por parte dos universitários uma discussão mais crítica, devido ao contexto político dos anosanteriores (Ditadura).

Existia uma inquietação do assistente social quanto ao seu papel profissional, onde as ações passaram a ser questionadas quanto a sua eficácia mediante a realidade social brasileira, assim como os fundamentos teóricos e metodológicos que fundamentavam sua prática, o que resultou na união de um grande grupo heterogêneo de profissionais “interessados em promoverefetivamente o desenvolvimento econômico e social”, marcando assim os primeiros passos para a renovação profissional.

O processo de renovação crítica do Serviço Social é também conhecido como o processo de ruptura do Serviço Social com o tradicionalismo profissional.

Hoje a profissão representa um marco histórico dividindo o Serviço Social em “antes e após” a reconceituação.

ANOS 2000

Nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimento de reconceituação do serviço social
  • Movimento de reconceituação do serviço social
  • movimento de reconceituação do serviço social
  • Movimento de Reconceituação do Serviço Social
  • MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E O
  • Movimento de reconceituação para o serviço social
  • Movimento de reconceituação do serviço social
  • Movimento de reconceituação do serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!