Movimento de reconceituação do serviço social

Páginas: 7 (1689 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Texto 1
O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
As origens
Os anos 60 marcaram para a Escola de Belo Horizonte um período de mudanças na formação que oferecia aos assistentes sociais. A segunda metade dessa mesma década é marcada pelo início do Movimento de Reconceituação do Serviço Social, que vai definir novas diretrizes para toda uma categoria de profissionais na América Latina.A conjuntura das sociedades latino-americanas e a relação desses países no contexto da política internacional levamos assistentes sociais a iniciarem um processo de revisão de seus objetivos profissionais. Era um processo que iria desencadear novas perspectivas de trabalho e criar formas de pensar para os futuros profissionais.
O Movimento de Reconceituação, que tem suas primeiras idéiasgestadas e difundidas pelos assistentes sociais chilenos, brasileiros, argentinos e uruguaios a partir de 1965, vai, nos anos posteriores, expandir-se pelos demais países do continente. Porém, é na conjuntura política da sociedade chilena, no período que vai de 1968 a 1972, que a Reconceituação aparece de forma mais enfática, apontando novas diretrizes para o trabalho dos Assistentes Sociais naAmérica Latina.
Para melhor situar historicamente o Movimento de Reconceituação, é necessário buscar no ano de 1965 o Primeiro Seminário Latino-Americano de Serviço Social, realizado na cidade brasileira de Porto Alegre.
Com o tema "Serviço Social frente às mudanças sociais na América Latina", o Seminário tinha como eixo central o estudo dos aspectos referentes àrealidade política e social vividapelos países do continente. A conjuntura política e o precário desenvolvimento econômico dessas sociedades se configuravam como as principais causas do seu estado de pobreza, bem como dos problemas vividos por essa população. A força de programas sociais para o desenvolvimento do terceiro mundo era a solução encontrada para tirar da miséria a grande massa da população do continente. E osassistentes sociais eram conclarnados a participarem ativamente do processo de desenvolvimento dessas sociedades. Para isso, entretanto, é necessário que o Serviço Social encontre seu próprio caminho, procurando desvencilhar-se da influência estrangeira - européia e norte-americana - para encontrar as soluções próprias para a realidade continental. Entre as conclusões do evento, uma das principaispropostas para os profissionais era a de "atuar sobre as causas dos problemas sociais". (Ander-Egg, 1975, p. 406)
A partir de Porto Alegre, foram realizados novos seminários num total de seis eventos até 1972, sempre nos países do sul do continente: Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Bolívia.
A preocupação básica era sempre a mesma: a busca de um Serviço Social próprio para os países da AméricaLatina. Os profissionais então envolvidos começavam um processo de busca dentro da realidade específica de seu próprio país. Era a tentativa de encontrar alternativas que pudessem atender à necessidade de uma única proposta de ação para o Serviço Social no continente. E foi como parte do compromisso então assumido que os profissionais brasileiros fizeram realizar o Seminário de Araxá.
O encontrorealizado em março de 1967, na cidade mineira de Araxá, estava centralizado no empenho dos profissionais brasileiros em formular uma "síntese dos componentes universais, dos elementos de especificidade (do Serviço Social) ao contexto econômico-social da realidade brasileira". (Documento de Araxá, 1967, p. 9)
O relatório contendo as conclusões do Seminário de Araxá, publicado e divulgado comoDocumento de Araxá, teve uma significação especial dentro do Movimento de Reconceituação, o que ocorre a partir do instante mesmo em que era redigido e publicado. Segundo alguns autores, é esse documento que marca o momento preciso da subdivisão das idéias iniciais do Movimento de Reconceituação e dá origem a "um salto essencialmente qualitativo no que diz respeito às idéias desenvolvimentistas~'...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • movimento de reconceituação do serviço social
  • Movimento de reconceituação do serviço social
  • Movimento de reconceituação do serviço social
  • movimento de reconceituação do serviço social
  • Movimento de Reconceituação do Serviço Social
  • MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E O
  • Movimento de reconceituação para o serviço social
  • Movimento de reconceituação do serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!