Movimento Da Matem Tematica Moderna
Surgido no Brasil no início dos anos 60, o Movimento da Matemática Moderna, ganhou força através do estudo da ação, do discurso e do pensamento dos protagonistas em relação com o contexto histórico em que foram produzidos e com o Movimento da Matemática Moderna de âmbito internacional.
Procura explicar o alcance e as limitações desse movimento, em sua dinâmica e elaboração pedagógica. A abordagem adotada considera tanto os aspectos do movimento que o identificam com um processo mais amplo e de âmbito mundial de crescente valorização do ensino das ciências naturais e da matemática no período que sucedeu à Segunda Guerra Mundial, no qual o movimento da matemática se insere, como as especificidades do movimento relacionadas com a ação dos protagonistas e a realidade do país. A análise do movimento como ocorreu no Brasil é feita fundamentalmente a partir da leitura de documentos produzidos durante o período de sua existência e de depoimentos obtidos através de entrevistas semi-estruturadas com participantes do movimento. O contexto no qual é situada essa análise inclui uma descrição breve da realidade política, econômica e social do país, com ênfase na realidade educacional - em particular, do ensino secundário e nos debates pedagógicos produzidos no período As modificações nas relações entre ciência e produção material no âmbito da economia capitalista são tratadas como elemento decisivo para a explicação da combinação entre esforços de governos e de educadores para a renovação e melhoria do ensino da matemática desde os anos 50, em vários países.
O MMM - MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA, teve empenho a tentativa de transformação do ensino que para Fiorentini, pois até a década de 1950 privilegiava a Matemática Clássica, modelo euclidiano, a visão platônica. A Matemática estava direcionada para o desenvolvimento do pensamento lógico dedutivo.
O norteador do Movimento da Matemática Moderna, não foi apenas uma renovação