Movimento bidimencionnal

1815 palavras 8 páginas
Instituto Federal de Alagoas

Alandysson Luiz dos Santos Rolim
Daniele Silva Santos
Danielly Fernanda Silva
Kássia Fernanda Pereira da Silva

O Movimento em duas dimensões

Marechal Deodoro – AL
2012
Alandysson Luiz dos Santos Rolim
Daniele Silva Santos
Danielly Fernanda Silva
Kássia Fernanda Pereira da Silva

O Movimento em duas dimensões
Pesquisa orientada pelo professor Frederico S. Passos, no curso técnico em Meio Ambiente, do Instituto Federal de Alagoas, entregue no dia 16 de outubro do corrente ano.

Marechal Deodoro – AL
2012

Introdução:
Todo movimento em duas dimensões pode ser decomposto em dois movimentos unidimensionais ortogonais, o movimento horizontal e o vertical. Tendo como base, muitas vezes as duas dimensões segundo as leis de Newton e observando os movimentos que são independentes (horizontal e vertical).

Desenvolvimento:

Lançamento Horizontal.
Todo corpo lançado horizontalmente com velocidade Vo de um ponto L, próximo da superfície da Terra desprezado os atritos do ar, fica sujeito unicamente à força peso, (sempre de direção vertical e sentido para baixo) e que obedece à trajetória da figura abaixo, que é um arco de parábola.

Colocando-se a origem do sistema de referência no ponto de lançamento, orienta-se, por exemplo, o eixo X para a direita e o eixo Y para baixo. Decompõe-se o movimento em duas parcelas: - Segundo o eixo X --- trata-se de um movimento horizontal uniforme com velocidade constante de intensidade Vo, que é a velocidade de lançamento --- S = So+ V.t --- X= 0 + Vo.t --- X=Vo.t
- Segundo o eixo Y --- trata-se de um movimento uniformemente variado com velocidade inicial Vo=0, ou seja, é uma queda livre com o corpo abandonado da origem, sujeito apenas à aceleração da gravidade, de intensidade g, direção vertical e sentido para baixo. Equações:
S

Relacionados