MOVIMENTO ART STICO CUBISMO E DADA SMO

Páginas: 4 (753 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
MOVIMENTO ARTÍSTICO CUBISMO

No Cubismo podemos observar a despreocupação em representar realisticamente as formas de um objeto, porém, a intenção era representar um mesmo objeto visto de váriosângulos, em um único plano. Com o tempo, o Cubismo evoluiu em duas grandes tendências chamadas Cubismo Analítico e Cubismo Sintético. A pintura cubista surgiu em 1907 e conheceu seu declínio com aPrimeira Guerra, terminando em 1914, o movimento teve o seu melhor momento entre esses períodos, e mudou para sempre a forma de ver a realidade, mais especificamente na pintura.
Seu propósito era decompor,fragmentar as formas geométricas (como esferas, cones e cilindros). Não se obedecendo aos princípios clássicos de representação dos objetos tais como são vistos, investia na subjetividade deinterpretação das obras. Na literatura, caracteriza-se pela representação de uma realidade fragmentada, que é retratada por palavras dispostas simultaneamente, com o objetivo de formar uma imagem. Os principaisartistas que representaram esta vanguarda foram na pintura: Pablo Picasso, Fernand Léger, André de Lothe, Juan Gris, Georges Braque, Robert Delaunay e Jean Metzinger.. E na literatura: Apollinaire eCendras.
O Cubismo pode ser considerado o verdadeiro início da arte contemporânea, pois continha, potencialmente, todas as principais tendências artísticas que marcaram o século XX. A influência dePaul Cézanne sobre Georges Braque, que também se exerceu sobre Pablo Picasso, foi o mais importante fator para o nascimento do movimento gerado a partir das experiências dos mesmos.
O Cubismodesenvolveu-se inicialmente na pintura.
Em 1908, o artista Georges Braque expôs alguns quadros em Paris no Salão de Outono. Numa de suas telas apareciam telhados que se fundiam com árvores, dando a sensaçãode cubos, destruição da harmonia das cores e formas, decomposição das figuras ao extremo, abandonando a aparência real das coisas. O pintor Henri Matisse teria expressado nesta oportunidade, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dada Smo
  • Dada Smo
  • Dada Smo
  • DADA SMO
  • Dada Smo
  • Dada Smo
  • CAROLINA BITTENCOURT CRUZ MOVIMENTOS ART STICOS
  • Dada Smo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!