movimento ambientalista

Páginas: 10 (2275 palavras) Publicado: 12 de março de 2015
Instituto Federal De Santa Catarina
Unidade Curricular: Sociologia












MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS




























Introdução


Movimento Ambiental é a proteção da diversidade da vida na Terra contra a crescente eliminação de muitas formas de vida animal e vegetal, o que provoca problemas ambientais significativos, gerando a super população de espécies de animais e vegetais ealterando o equilíbrio da natureza (o desmatamento desenfreado das florestas,onde estas ainda existem, é o principal foco dessa ação).
A maioria dos estudos do ambientalismo é criado no campo das ciências sociais e políticas. As abordagens teóricas mais tradicionais consideram o ambientalismo como um grupo de pressão ou interesse, como um novo movimento social ou como um movimento histórico .(Viola, 1992).
































Desenvolvimento

Movimento Ambientalista no mundo

O que é movimento ambientalista?
O movimento ambientalista consiste em diferentes correntes de pensamento de um movimento social, que tem na defesa do meio ambiente, sua principal preocupação, demandando medidas de proteção ambiental, tais como medidas de anti-poluição. Este movimento não visa somenteos problemas ligados ao meio ambiente, mas também as atitudes a serem tomadas para uma possível diminuição ou até mesmo solução desses problemas.
Biodiversidade, aquecimento global, destruição da camada de ozônio, destinação do lixo, acidentes ambientais, emissão de gás carbonico, reciclagem, fontes alternativas de energia, desenvolvimento sustentável são assuntos presentes na atualidade. Apartir de quando essas preocupações passaram a ocupar a agenda política global, afetando as estratégias empresariais e o comportamento dos indivíduos?
"O marco da crise ambiental emerge com as bombas atômicas que os Estados Unidos explodiram no Japão no fim da II Guerra Mundial, em 1945, como os diversos testes nucleares realizados pelas potências militares e conseqüentes movimentos de reaçãopacifistas e antinucleares", explica Gustavo Costa Lima, sociólogo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O movimento ambientalista surgiu em vários lugares do mundo, em épocas distintas e tendo diferentes motivos. Portanto, não tem um marco definido de onde e quando se iniciou. As primeiras preocupações sócio-ambientais surgem a partir de meados do século XIX. Segundo McCormick, essas se iniciamdevido aos problemas locais e dos "custos mais imediatos e pessoais da poluição, da caça ou da perda das florestas".
George Perkins Marsh, publicou em 1864, o livro Man and Nature, que é considerado por muitos um marco do ambientalismo americano.
Este livro enfocava a questão do aumento do desperdício e da destruição como razões da destruição do planeta, sendo assim, inabitável para todos os sereshumanos. Foi nos Estados Unidos também que surgiram próximo ao fim do século dezenove duas vertentes deste movimento: os preservacionistas e conservacionistas; em contraponto aos preceitos desenvolvimentistas.
O movimento preservacionista, fundado por John Muir, é considerado o mais radical, por acreditar que a interferência humana é essencialmente nociva ao meio ambiente. Protegendo a naturezacontra o desenvolvimento moderno, industrial e urbano; fazer everência à natureza, no sentido da apreciação estética e espiritual da vida selvagem, assegurando a “intocabilidade” de parques destinados para este fim. Para ele, os animais, plantas e ecossistemas teriam um valor em si mesmos, independentemente da utilidade que pudessem ter para o homem.
Já os conservacionistas, consideram o serhumano capaz de utilizar destes recursos de forma controlada, e mais eficazmente do que se este permanecesse “intocado”, como propõe a outra vertente. Movimento criado por Gifford Pinchot, engenheiro florestal treinado na Alemanha, ditava que a conservação deveria basear-se na prevenção de desperdícios e o uso dos recursos naturais para benefício da maioria dos cidadãos, incluindo as gerações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimento Ambientalista
  • Movimento Ambientalista
  • Movimentos Ambientalistas
  • Movimentos Ambientalistas
  • Movimento ambientalista
  • Movimento Ambientalista
  • Movimento ambientalista
  • movimento ambientalista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!