MOVIMENTO AMBIENTALISTA

Páginas: 8 (1769 palavras) Publicado: 7 de julho de 2013
 MOVIMENTO AMBIENTALISTA

O QUE É O MOVIMENTO AMBIENTALISTA
Ao longo dos últimos tempos, temos visto que muitas ações irresponsáveis ou mal pensadas surtiram enormes prejuízos para o meio ambiente e afetaram a qualidade de vida de grande número de pessoas por todo globo, para contrapor essas questões preocupantes, em todos os países têm sefortalecido movimentos populares por meio de reivindicações visando a proteção do meio ambiente.
A ORIGEM DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA
O movimento ambientalista que tem alcançado enorme sucesso em várias partes do mundo pela sua admirável capacidade de adaptação às condições de comunicação e mobilização da atualidade. Este iniciou-se ao ser considerado que as transformações decorrentes do capitalismocausam impactos no meio ambiente. De origem que data o fim do século XIX, nos Estados Unidos, surgiu representado por duas vertentes: a dos preservacionistas e conservacionistas; em contraponto aos preceitos desenvolvimentistas.
•O MOVIMENTO PRESERVACIONISTA: Fundado por John Muir, é considerado mais radical, por acreditar que a interferência humana é essencialmente nociva ao meio ambiente.Protegendo a natureza contra o desenvolvimento moderno, industrial e urbano; faz reverência à natureza, no sentido da apreciação estética e espiritual da vida selvagem, assegurando a “intocabilidade” de parques destinados para este fim. Para ele, os animais, plantas e ecossistemas teriam um valor em si mesmo, independentemente da utilidade que pudessem ter para o homem.
•O MOVIMENTOCONSERVACIONISTA: Considera o ser humano capaz de utilizar destes recursos de forma controlada, equilibrada e, muitas vezes, mais eficazmente do que se este permanecesse “intocado”, como propõe a outra vertente. Movimento criado por Gifford Pinchot, engenheiro florestal treinado na Alemanha, ditava que a conservação deveria basear-se na prevenção de desperdícios e o uso dos recursos naturais para benefício damaioria dos cidadãos, incluindo as gerações futuras.
O MOVIMENTO AMBIENTAL NO ÂMBITO DA SOCIOLOGIA
A natureza volta ao centro das ciências sociais à medida que surgem embates pelo seu acesso, uso e transformação em diferentes âmbitos e escalas geográficas, que sem dúvida hoje representam formas de mobilização social a serem analisadas. As lutas em torno da questão do uso social da água, dasflorestas, dos produtos florestais, etc., estão longe de serem apenas lutas pela preservação do chamados recursos. Trata-se de lutas nas quais a natureza se coloca como elemento essencial de definição do poder social, onde simultaneamente interesses econômicos e políticos estão sendo definidos. A utilização da natureza como mediação teórica ajuda não só na localização da problemática, como na suaidentificação como nicho de disputa, enfatizando assim suas intimas relações de determinação com âmbito do social.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A preocupação com a CRISE AMBIENTAL fez com que surgisse a mobilização da sociedade, exigindo soluções e mudanças. Na década de 60, do século XX, a partir dos movimentos contraculturais, surgiu o movimento ecológico que começou a elaborar a proposta da EDUCAÇÃO AMBIENTALcomo ferramenta de mudanças nas relações do homem com o ambiente.
PRINCIPAL PROPOSTA: Estimular o surgimento de uma cultura de ligação entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas. Um dos seus fundamentos é a visão socioambiental, que afirma que o meio ambiente é um espaço de relações, é um campo de interações culturais, sociais e naturais (a dimensãofísica e biológica dos processos vitais).


AS MAIS IMPORTANTES CONFERÊNCIAS SOBRE MEIO AMBIENTE

•CONVERSÃO DE ESTOCOLMO: Em 1972, foi realizada a Conferência de Estocolmo na capital da Suécia. Teve como finalidade proteger a saúde humana e o meio ambiente dos efeitos danosos dos poluentes orgânicos persistentes e promover a utilização, a comercialização, o gerenciamento e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimento Ambientalista
  • Movimento Ambientalista
  • Movimentos Ambientalistas
  • movimento ambientalista
  • Movimentos Ambientalistas
  • Movimento ambientalista
  • Movimento Ambientalista
  • Movimento ambientalista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!