Movimentação de terraplenagem

Páginas: 14 (3352 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
SENAC

Movimentação De Terra
(Escavações e Terraplanagem)

Itaperuna-Rj
2012

Trabalho

De

Construção Civil

Leandro Guerreiro
Lorena
Maria Angélica
Monalisa Defensor
Robson Amanso
Roney mesquita
Leila Braga

Itaperuna-Rj
2012

Trabalho

De

Construção Civil

Leandro Guerreiro
Lorena
Maria Angélica
Monalisa Defensor
Robson Amanso
Roney mesquitaLeila Braga

Itaperuna-Rj
2012
Identificação
Da
Empresa

Empresa: Condomínio do edifício Senac
Endereço: Rua do Estado N°125
Centro Itaperuna-Rj
Cep:28300-000
CNPJ: 03561260/0001-80
N° de pavimentos: 14
Data de início:15/09/2012
Data prevista para termino: 15/09/2015
CNAE: 4313-4
Grau de Risco: 3
Dimensionamento do SESMT: 1 técnico em segurança do trabalho
Dimensionamento daCIPA: 4 efetivos e 3 suplentes.
Números de funcionários:120

Sumário

Introdução------------------------------------------------------------------------------01

Introdução
Este trabalho se baseia na construção do edifício do Senac que se encontra na rua do Estado n° 125 centro- Itaperuna-RJ. Com o CNPJ-03561260/0001-80, grau de risco 3, contendo 14 pavimentos. Fica previsto que ate ofinal da obra conterá 120 trabalhadores.
Essa construção terá inicio no dia 13/09/2012 com data prevista para o termino no dia 15/09/2015.
O dimensionamento do SESMT conterá um técnico em Segurança do Trabalho e o dimensionamento da CIPA conterá 4 efetivos e 3 Suplentes.
De uma maneira em geral, as obras de Engenharia Civil de grande ou pequeno porte exigem trabalhos prévios de terraplenagem oumovimentação de terras.
Terraplenagem ou movimentação de terras e o conjunto de operações necessárias para remover a terra dos locais onde se encontra em excesso para aqueles em que a falta tendo em conta a implantação de um projeto. Este trabalho tem como objetivo analisar uma dessas operações que é, porventura, uma das mais importantes de todo o processo de terraplenagem- a escavação. E desalientar que o processo de escavação, por está incluído no conjunto de operações que é a terraplenagem, está naturalmente relacionado com todas essas operações e, como tal, a abordagem da questão da escavação tem de ser feita de forma mais abrangente.
Podemos então definir escavação como sendo o processo empregado para romper a compacidade do solo, normalmente no seu estado natural através deferramentas cortantes, desagregando-o e tornando possível o seu manuseio.
Ate o aparecimento dos equipamentos mecanizados, a movimentação de terras é mais concretamente a escavação era feita totalmente pelo homem utilizando pás e picadeiras para o corte. Esse tipo de trabalho era de pouco rendimento, como tal, a sua continuidade dependia, sobre tudo, de mão-de-obra abundante e barata. Hélio de SouzaRicardo e Guilherme Catalani foram dois dos dois autores que aprofundaram o seu estudo no domínio das escavações e na sua obra ”manual pratico de escavação” dizem que “para obter a produção de 50M 3 – H de escavação, emprega-se pelo menos 100 homens.”
Referem ainda que, a escavação manual seja um processo lento. “ os prazos de execução da movimentação de terra em grandes volumes eram razoáveis,se comparados com os atuais”, isto desde que a mão- de –obra fosse abundante.
Entretanto como uma mão-de-obra cada vez mais cara em consequência do desenvolvimento tecnológico, aparecem os equipamentos mecanizados. Estes equipamentos não eliminaram totalmente a terraplenagem manual, embora seja esta intenção de muitas pessoas ligadas ao ramo da construção assim, além da escassez e encarecimentoda mão-de-obra devidos sobretudo à industrialização, os equipamentos mecanizados tem vantagem de proporcionar alto rendimento ou produtividade o que naturalmente conduz a preços mais baixos se comparados com os preços referente ao processo de escavação manual.
A escavação mecanizada permite o desmonte de grande volume de terra em prazos curtos mais requer grande investimentos em equipamentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TERRAPLENAGEM
  • Terraplenagem
  • Terraplenagem
  • TERRAPLENAGEM
  • Terraplenagem
  • Terraplenagem
  • Terraplenagem
  • Terraplenagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!