Movimentação de materiais

Páginas: 12 (2786 palavras) Publicado: 13 de maio de 2012
Trabalho apresentado à disciplina Logística, do Curso Superior de Tecnologia em Logística, da Faculdade de Tecnologia de Botucatu.

Botucatu-SP
Abril – 2012

Movimentação de Materiais

Serly Melo Boschetti

Resumo
A movimentação de materiais envolve desde movimentação e estocagem, utilização de transportes contínuos e guindastes, automatização de movimentação atémanufatura e distribuição. Considerado um fator indispensável em qualquer empreendimento por ter por objetivo transportar e estocar os materiais do início ao fim do processo, entregando em locais apropriados de trabalho ou centro de produção, evitando congestionamento, atrasos e manuseios desnecessários. A movimentação de materiais contribui para diversos benefícios e maior qualidade do material.Palavras-chave
Movimento; material; benefício; qualidade


Summary
The movement of materials handling and storage involves long, continuous use of transport and cranes, automated handling and distribution to manufacturing. Considered an indispensable factor in any endeavor to have intended to carry and store the materials from start to finish the process, handing in the appropriateplaces of work or production center, avoiding congestion, unnecessary delays and handling. The movement of materials contributes to many benefits and higher quality material.

Keywords
Movement; material; benefit; quality;

* Sumário
1 Introdução 5
2 A Movimentação de Materiais 5
2.1 Tipos de Movimentação 6
2.1.1 Movimentação em sequência de fabricação 6
2.1.2 MovimentaçãoSecundária 6
2.1.3 Movimentação Operacional 6
3 Equipamentos de movimentação de materiais 7
3.1 Sistemas de transportadores contínuos 7
3.2 Sistemas de manuseio para áreas restritas 9
3.3 Sistemas de manuseios entre pontos sem limites fixos 10
4 Benefícios da movimentação de materiais 11
4.1 Redução dos custos 11
4.2 Aumento da capacidade 11
4.3 Melhores condições detrabalho 12
4.4 Melhores condições de atendimento 12
5 Segurança na movimentação de materiais 12
6 Movimentação de materiais e configuração das instalações 12
7 Conclusão 14
8 Referências 15

Introdução

Para que a matéria-prima possa ser trabalhada e transformada, possibilitando um total aproveitamento de seus potência, é necessário que pelo menos um dos três elementos básicos deprodução estejam em movimento. Homem, máquina ou material devem estar em constante movimento para se obter futuramente um resultado satisfatório na finalização de um produto.

Na maioria dos processos industriais, o principal elemento de movimentação é o material, salvo em casos especiais como em construções pesadas, equipamentos pesados, haverá maior movimentação por parte do homem e damáquina. O grande desafio nas industriais é fazer produtos de maior qualidade a um custo de menor e da melhor maneira possível, sendo a tecnologia apropriada para este desafio a movimentação de materiais.

A movimentação de materiais representa entre 15% a 20% do custo total de um produto fabricado, sendo um dos primeiros lugares onde deve-se procurar por redução de custos. Também é um dos primeiroscampos onde procuram por melhoramentos na qualidade.

A movimentação de materiais é vista em qualquer lugar, mas frequentemente depende de pequenos esforços e possui aparência insignificante. A medida que as quantidades ou dimensões de peças mecânicas crescem, a movimentação começa a impor mecanização, não sendo possível proezas manuais, sendo o industrial obrigado a abandonar estas.

Amovimentação de material não se limita apenas a movimentar, encaixotar e armazenar como também executa essas funções tendo em conta o tempo e espaço disponíveis. As atividades de apoio à produção, grupagem e todas as outras atividades não devem ser vistas como um número isolado e independente de procedimentos, devendo ser integradas num sistema de atividades de modo a maximizar a produtividade total...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentação de materiais
  • Movimentaçao materiais
  • Movimentacao materiais
  • Movimentação de materiais
  • Movimentação de Materiais
  • Movimentação de Materiais
  • Movimentação de materiais
  • Movimentação de materiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!