movimeno emocratico

3073 palavras 13 páginas
Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Partido do Movimento Democrático Brasileiro(PMDB) é o maior partido político brasileiro, com2 355 472 filiados (maio de 2012), apesar de não ter até hoje elegido nenhum Presidente da Repúblicaatravés do voto direto. Fundado em 1980, possui uma orientação política centrista. É sucessor doMovimento Democrático Brasileiro, legenda de oposição ao Regime Militar de 1964. É um grandepartido pega-tudo, incluindo de políticos conservadores como José Sarney a liberais comoPedro Simon, de esquerda-liberal como Roberto Requião, populistas como Iris Rezende, nacionalistas como Orestes Quércia bem como membros do antigo movimento de guerrilha MR-8.
O PMDB é o partido político brasileiro que possui o maior número de filiados, bem como de prefeitos e vereadores, além de ter a maior representação noCongresso Nacional. Seu código eleitoral é o 15.
História
A origem no PMDB
Instalado o Regime Militar de 1964, as forças políticas foram compelidas à reorganização porque o Ato Institucional Número Dois, de 1965, extinguiu os treze partidos existentes no Brasil. Os adeptos do novo governo se reúnem na Aliança Renovadora Nacional (ARENA) enquanto que seus opositores fundam oMovimento Democrático Brasileiro(MDB) em 1966.
Tais acontecimentos foram precipitados pelos resultados das eleições para governador em onze estados, havidas em 1965, onde, embora o governo tenha vencido a maioria das disputas, a oposição triunfou com Francisco Negrão de Lima na Guanabara eIsrael Pinheiro da Silva em Minas Gerais, ambos do PSD.
Cientes de que seria trabalhoso lidar com a ordem política vigente, os militares baixaram, então, o Ato Institucional Número Dois em 27 de outubro de 1965 extinguindo treze agremiações partidárias instituindo o bipartidarismo, pois as exigências de votação mínima e de número de filiados para se formar partidos políticos foram elevadas impossibilitando a existência de pequenos partidos. Ante a nova realidade, a maioria dos

Relacionados