moveis

887 palavras 4 páginas
Prof. Ju Vechi

Fundamentos sintáticos das mensagens visuais e
As leis da Gestalt
A linguagem visual apresenta uma composição de elementos a qual é pensada e planejada para que haja certa harmonia. Para isso leva-se em consideração cor, tom, textura, dimensão, proporção, entre outros detalhes. Qualquer acontecimento visual é uma forma com conteúdo, mas, o conteúdo é extremamente influenciado pela importância das partes construtivas.
Significado, experiência, estética e beleza estão juntos para representar o que extraímos e como produzimos mensagens visuais. Os Elementos visuais são manipulados pelas técnicas de comunicação visual, para conseguir traduzir e transmitir o objetivo da mensagem. Mas, como a comunicação visual acontece? Alguns dos maiores estudos nesta área são provenientes das leis da Gestalt.
Gestalt é a psicologia da forma e observamos que o todo é mais que a soma das partes. As leis, ou fundamentos da Gestalt, são: Unidade, Segregação, Unificação, Fechamento, Continuidade, Proximidade, Semelhança , Pregnância.

Unidade: são os elementos que configuram a forma. Uma unidade pode ser consolidada num único elemento que se encerra em si mesmo ou ainda, como parte de um todo. Unidade é o conjunto de mais de um elemento configurando o "todo", ou seja, o próprio objeto. As unidades formais são percebidas, geralmente, através de relações entre os elementos (ou subunidades) que as constituem. Podem ser segregadas por meio de vários elementos, tais como; pontos, linhas, planos, volumes, cores, sombras, brilhos, texturas e outros, isolados ou combinados entre si.

Segregação: é o ato de separar, perceber ou identificar as unidades. Pode-se segregar uma ou mais unidades, dependendo das desigualdades dos estímulos produzidos pelo campo visual (em função das forças de um ou mais tipos de contrastes). Pode ser feita por meio de elementos; pontos, linhas, planos, volumes, cores, sombras, brilhos, texturas. Unificação: é a coesão visual

Relacionados