Moveis reciclados

Páginas: 7 (1688 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Móveis sustentáveis: Um estudo sobre sua viabilidade econômica
Sustainable Furniture: a study on its economic viability

LUSTOSA, Adriana Pinheiro Gonçalves1
Estudante de Tec. em Meio Ambiente – IFPI
VERAS, Anaeliza Petersen de Albuquerque2
Estudante de Tec. em Meio Ambiente – IFPI
BRITO, Annyella Lays Cirqueira3
Estudante de Tec. em Meio Ambiente – IFPI
LUSTOSA, Larissa Corado4
Estudante de Tec.em Meio Ambiente – IFPI
OKAZUKA, Thamy5
Estudante de Tec. em Meio Ambiente – IFPI

RESUMO
Um dos temas ambientais mais destacados na agenda de discussões sobre o meio ambiente refere-se aos resíduos sólidos, sobretudo nos grandes centros urbanos. Assim, o presente artigo se volta à discussão da reciclagem, a partir de análise do caso da embalagem PET (Politereftalato de Etileno). Commúltiplas ampliações na produção industrial, o PET tornou-se, nos últimos anos, presença constante no cotidiano dos consumidores, colocando importantes desafios para o entendimento da complexa cadeia de reciclagem e das possibilidades de avanço de práticas e políticas de gestão ambiental. Através deste artigo será possível obter informações a respeito dos móveis sustentáveis, fabricados a partirdas embalagens PET, e sobre sua viabilidade econômica.

Palavras-chaves: Embalagem PET, Reciclagem, Móveis Sustentáveis.

ABSTRACT
             One of the most outstanding environmental issues on the agenda of discussions about the environment refers to solid waste, especially in large urban centers. Thus, this article turns to a discussion of recycling, from analysis of case packing PET(polyethylene terephthalate). With multiple expansions in industrial production, PET has become, in recent years, a constant presence in the daily lives of consumers, putting significant challenges to understanding the complex chain of recycling and the possibilities of advanced practices and environmental management policies. Through this article you can get information about the sustainable furniture,made ​​from PET bottles, and on its economic viability.

Keywords: PET Packaging, Recycling, Sustainable Furniture.

INTRODUÇÃO
Desde a pré-história existe uma relação entre homem e natureza e vice-versa, sofrendo mudanças de acordo com o conhecimento adquirido no decorrer da história. O homem aperfeiçoando cada vez mais o domínio pela natureza pôde trazer grandes problemas à mesma. “Osproblemas socioambientais, encarados como ameaçadores à sobrevivência do homem na terra são relativamente novos no planeta Terra. Passou a se agravar a partir do momento em que o homem se distanciou da natureza e tornou a encará-la como uma fonte de recursos disponíveis e ilimitado” (PENTEADO, 1999). Assim a natureza, para o homem, se tornou como uma fonte de riqueza e mais nada.
Com osgrandes problemas desenvolvidos na natureza projetos ambientais estão sendo realizados para diminuir o impacto que ela tem sofrido por causa de sua utilização excessiva e de forma inadequada. “O desenvolvimento de um projeto ambiental é apenas um caminho, porém importantíssimo para todo cidadão, multiplicando o saber e desencadeando ações em conjunto em busca de um ambiente harmonioso a todos”(PADUA & ABANEZ, 1997).
Exemplo de projeto ambiental é a reciclagem de garrafas PET para a construção de móveis sustentáveis. “Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Pet (ABIPET, 2010), em 2008 o Brasil consumiu 462.000 toneladas de Pet para a produção de garrafas. De acordo com Cempre (2010), em 2008 aproximadamente 54,8% das embalagens que foram consumidas tiveramsua reciclagem consumada, o que equivale a quantidade de 253.000 toneladas das 462.000 toneladas produzidas em 2008. As garrafas são recuperadas principalmente através de catadores. Apesar de existir muitos catadores no Brasil, o grande problema é o baixo retorno da atividade de recolhimento e coalização da sucata, fato que leva as cooperativas a tentarem agregar maior valor aos produtos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • moveis
  • Moveis
  • MOVEL MOVEIS
  • Moveis
  • Moveis
  • Plasticos Reciclados
  • MÓVEIS
  • MOVEIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!