moulagen

1020 palavras 5 páginas
A Moulage, é uma técnica de modelagem tridimensional – em contraste com a modelagem plana tradicional, que trabalha em duas dimensões. O nome vem do francês moule, que significa forma, molde. A expressão fait au moulesignifica feito sob medida.
Na modelagem tridimensional, em vez de fazer os moldes no papel usando medidas e geometria, os moldes são feitos sobre um manequim especial para esta finalidade. O tecido é moldado, alfinetado, riscado e cortado para reproduzir o modelo desenhado previamente. Com esta técnica é possível visualizar o resultado da modelagem enquanto ela está sendo feita.
Existem muitas maneiras de fazer Moulage, e muitas técnicas diferentes que focam no aspecto criativo. Mesmo as técnicas tradicionais apresentam muitas variaçôes nos detalhes de como marcar uma pence, como marcar costuras, em que momento adicionar folgas, etc. Explicarei o processo de moulage sem focar nesses detalhes.

O processo de moulage
Primeiramente, selecionamos os desenhos ou fotos do modelo que vamos fazer. Calculamos o tamanho dos pedaços de tecido necessários para o trabalho, e marcamos nele as linhas do fio reto e outras linhas de referência necessárias, dependendo do modelo – busto, cintura, quadril, etc.
Alfinetamos o tecido no manequim com atenção ao fio e às linhas do modelo, as folgas, pregas, pences e outros detalhes importantes. Em seguida, marcamos à lápis todas as linhas necessárias para definir os limites do molde e como ele deve ser costurado futuramente.
Corrigimos esse molde de tecido sobre a mesa, com réguas e curvas de modelagem, e alfinetamos novamente para uma prova rápida sobre o manequim. Corrigimos o que for necessário, e transferimos o molde de tecido para o papel. No caso de moldes muito complexos ou para produçâo em série, é feito um protótipo desse molde para teste.

Para quê serve
A modelagem tridimensional serve para fazer todo tipo de roupa, desde roupas de malha, como roupas de ginástica, até roupas

Relacionados