Motricidade orofacial Francielle Feitosa

365 palavras 2 páginas
Matéria sobre Fonoaudiologia e uma das suas especialidades

MOTRICIDADE OROFACIAL – MASTIGAÇÃO
Dra. Francielle Feitosa Dias Santos CRFa 4-11687
O Sistema Estomatognático é composto pelas estruturas orofaciais ou órgãos fonoarticulatórios (lábios, língua, bochechas, dentes, palato mole e palato duro), e desempenha as seguintes funções estomatognáticas: mastigação; sucção; deglutição; respiração e fonação. A mastigação é considerada uma das mais importantes funções para o equilíbrio das estruturas orofaciais (lábios, língua, bochechas, dentes, palato mole e palato duro), sendo uma das cinco funções estomatognáticas; interfere diretamente no crescimento e no desenvolvimento craniofacial; apresenta três principais ações: morder, triturar e pulverizar o alimento.
O principal objetivo da mastigação é fragmentar os diversos alimentos em partículas cada vez menores, sendo que, as três principais ações da mastigação estão relacionadas às suas respectivas fases. Incisão, momento em que há o corte do alimento; trituração, o alimento é transformado em partes menores e pulverização, o alimento é misturado à saliva facilitando a formação do bolo alimentar, que será deglutido.
O padrão de mastigação madura se deve ao amadurecimento de todos os componentes do sistema estomatognático; como também o crescimento e desenvolvimento da cavidade oral; estabelecimento do plano oclusal; maturação dos músculos da face; reflexos coordenados e mecanismos de retroalimentação proprioceptivos a partir da região perioral, periodontal e articulação. Com o amadurecimento da mastigação ocorre uma adaptação das estruturas craniofaciais por volta dos 12 anos de idade, período em que se finaliza a mudança dos dentes decíduos (dentes de leite) por dentes permanentes. Com o surgimento dos primeiros dentes, a criança já ensaia movimentos de abrir e fechar a boca e, neste momento, é importante que, aos poucos, o alimento se torne cada vez mais consistente para estimular a melhora da função mastigatória. O

Relacionados