motores

Páginas: 5 (1027 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2014
MOTOR DE CORRENTE ALTERNADA
Neste tipo de motor, o fluxo magnético do estator é gerado nas bobinas de campo pela corrente alternada da fonte de alimentação monofásica ou trifásica, portanto trata-se de um campo magnético cuja a intensidade varia continuamente e cuja polaridade é invertida periodicamente.
Motores Elétricos em CA

O motor elétrico é um equipamento rotativo que funciona apartirda energia elétrica, a base do funcionamento desse motor é o eletromagnetismo, dentro da carcaça dos motores elétricos, estão dispostos ao redor do eixo que irá girar.
Os motores elétricos de corrente alternada dispõe de inúmeras vantagens sobre outros, tais como, fácil manuseio, fácil manutenção, mobilidade, limpeza, baixo custo e etc.

Funcionamento de motores elétricos de corrente alternadaO principio fundamental de todos os motores eletromagnéticos é a lei que diz que “há uma força mecânica em todo o fio quando está conduzindo corrente elétrica imersa em um campo magnético”. Isso significa que ao energizar as bobinas ou os imãs de um motor ele estará produzindo uma força mecânica que no caso seria o “torque”.
Torque é a rotação inicial de um motor elétrico de correntealternada, o torque ou momento é a partida do motor, momento em que são produzidas forças de repulsão e atração que puxam e empurram fazendo assim girar as partes moveis do motor, depois que o motor chega a uma determinada velocidade esse torque volta a ser zero.
Como funcionam essas forças?Os pólos eletromagnéticos de um motor elétrico não permanecem estáticos, eles mudam de carga, fazendo assim existircontinuidade de rotação no eixo do motor ou a parte que está imersa em força eletromagnética, fazendo esta girar todo momento que houver energia presente.




Monofásicos e trifásicos

Dentro dos motores de corrente alternada existe uma divisão entre motores monofásicos e trifásicos. Dentre as varias diferenças entre esses dois tipos de motores vale destacar que os motores monofásicos alémde ter uma profunda diferença em relação aos trifásicos, necessitam de um capacitor para poder armazenar energia e dar o torque inicial no motor, pois sem isso não conseguem partir.

MOTOR DE CORRENTE CONTÍNUA

Classificação dos motores de corrente contínua
São motores de custo elevado e, além disso, precisam de uma fonte de corrente contínua, ou de um dispositivo que converta a correntealternada comum em contínua. Podem funcionar com velocidade ajustável entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e precisão. Por isso seu uso é restrito a casos especiais em que estas exigências compensam o custo muito mais alto da instalação.

Funcionamento e Constituição do motor de corrente contínua
O motor CC é constituído por circuito indutor, circuito induzido ecircuito magnético.
Sendo constituído por elementos fixos e moveis, da-se o nome de estator a parte fixa do motor e o nome rotor a parte móvel do mesmo. No caso do motor CC o circuito indutor encontra – se no estator e o circuito induzido no rotor.
O circuito induzido é constituído por um enrolamento envolvendo um núcleo ferromagnético laminado, isto é, dividido em chapas entre si.
Constituição.Dínamo: princípio de funcionamento; tipos de excitação; curvas características; potência e rendimento. Motor de corrente contínua: tipos de excitação; curvas características; potência e rendimento

O que faz girar o rotor do motor elétrico?
O rotor do motor precisa de um torque para iniciar o seu giro. Este torque (momento) normalmente é produzido por forças magnéticas desenvolvidas entre ospolos magnéticos do rotor e aqueles do estator. Forças de atracção ou de repulsão, desenvolvidas entre estator e rotor, puxam ou empurram os polos móveis do rotor, produzindo torques, que fazem o rotor girar mais e mais rapidamente, até que os atritos ou cargas ligadas ao eixo reduzam o torque resultante ao valor 'zero'. Após esse ponto, o rotor passa a girar com velocidade angular constante....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motores
  • Motor
  • Motores
  • Motores
  • motores
  • Motores
  • Motor
  • motores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!