Motores S ncronos trabalho

863 palavras 4 páginas
Motores Síncronos

A eficiência em aplicações onde são exigidos, a correção do fator de potência, altos torques e baixas correntes de partida, velocidade constante em variações de carga, baixo custo de operação e manutenção, são os principais motivos que resultam na escolha dos motores síncronos para acionamento de diversos tipos de cargas.

Características Construtivas
Carcaça

Sua função principal é apoiar e proteger o motor, alojando também o pacote de chapas e enrolamentos do estator.
Podem ser construídas nos tipos horizontal e vertical e com grau de proteção de acordo com as necessidades do ambiente. A carcaça é construída em chapas e perfis de aço soldado, formando um conjunto sólido e robusto que é a base estrutural da máquina. Todo o conjunto da carcaça recebe um tratamento de normalização para alívio de tensões provocadas pelas soldas.
Esse tipo de construção proporciona excelente rigidez estrutural de maneira a suportar esforços mecânicos provenientes de eventuais curtos-circuitos e vibração, capacitando o motor a atender as mais severas solicitações.

Estator

Constituído por um pacote laminado de chapas de aço silício de alta qualidade, com ranhuras para alojar o enrolamento do estator, que opera com alimentação de potência em corrente alternada para gerar o campo magnético girante.

Rotor

O rotor pode ser construído com pólos lisos ou salientes dependendo das características construtivas do motor e de sua aplicação. O rotor completo é formado pela estrutura que compõe ou suporta os pólos, os enrolamentos de campo e a gaiola de partida, que são as partes ativas girantes do motor síncrono. Os pólos do campo são magnetizados através da corrente CC da excitatriz ou diretamente por anéis coletores e escovas. Em funcionamento, os pólos se alinham magneticamente pelo entreferro e giram em sincronismo com o campo girante do estator. Os eixos são fabricados em aço forjado e usinados conforme as especificações. A ponta de eixo normalmente é

Relacionados

  • coiso
    140739 palavras | 563 páginas
  • Sistemas digitais completo
    167574 palavras | 671 páginas