Motores térmicos

Páginas: 7 (1531 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
MOTORES TÉRMICOS

I. Introdução
O motor é o órgão responsável pela produção da força e movimento do trator, tanto na sua locomoção como também em usos de pontos de força como a polia, tomada de potência e hidráulico.
Os motores térmicos são máquinas que tem por objetivo transformar a energia calorífica do combustível em energia mecânica diretamente utilizável. A energia caloríficapode ser proveniente de diversas fontes primárias: combustíveis de várias origens, energia elétrica, energia atômica; só que no caso de motores endotérmicos, é obtida através da combustão de combustíveis líquidos embora, raramente gasosos. Portanto, pode se dizer que os motores endotérmicos transformam a energia química em energia mecânica.

II. Classificação dos Motores Térmicos
1.1-Classificação dos motores quanto à combustão:
- Motores à combustão interna ou endotérmico;
- Motores à combustão externa.
1.2- Classificação dos motores quanto ao movimento:
- Motores alternativos;
- Motores rotativos;
- Motores a jato.
1.3- Classificação dos motores quanto à forma de combustão:
- Por ignição a centelha
- Por ignição a compressão
1.4- Classificação dos motores quanto ao ciclooperativo:
- Motor de 4 tempos: Um ciclo de trabalho estende-se por duas rotações na árvore de manivela ou seja, quatro cursos por pistão.
- Motor de 2 tempos: O ciclo motor abrange apenas um rotação da árvore de manivela ou seja, dois cursos por pistão.


Motor Combustão Externa
Motor de combustão externa são os motores onde a queima do combustível ocorre fora do motorpropriamente dito.


Principio de Funcionamento Motor a Vapor
GERADOR DE VAPOR :Um longo tubo de aço inoxidável é aquecido pelo calor de um queimador. Com o tubo aquecido injeta-se água em seu interior,   a água por ação do calor entra em ebulição e transforma-se instantaneamente em vapor, nesta transformação  o volume da água aumenta 1645 vezes, e em conseqüência surge pressão. Este longo tubo formauma caldeira tubular (Mono-Tubo) do tipo Flash Steam.
O MOTOR: A pressão do vapor é aplicada dentro de um cilindro, o qual em uma de suas extremidades tem uma péça móvel chamada embolo (Pistão). A pressão do vapor causa o deslocamento (movimento) do embolo, e este movimento é transformado em trabalho por intermédio de um braço (Biéla), que conectada a uma manivela (Árvore de Manivelas) transforma omovimento oscilatório alternativo do embolo em movimento rotativo. A rotação do motor aciona um volante, que acumula energia.
BOMBAS DE DEMANDA: Acoplado ao eixo do motor existe uma bomba de água e uma bomba de combustível. De modo que a cada rotação do motor, a bomba de água injeta no gerador de vapor  a quantidade de água exata para produzir o vapor que será consumido no próximo ciclo. E abomba de combustível entregará a quantidade exata de combustível para transformar aquela quantidade de água em vapor.
CONDENSADOR: O Vapor após ter produzido o deslocamento do embolo, é conduzido até um trocador de calor chamado condensador (Espécie de Radiador), onde o vapor e  esfriado, se condensa e volta ao estado liquido, retornando ao tanque de água para ser reaproveitado novamente.[pic]
Motor a vapor
[pic]
Trator Florestal a vapor motor COMPOUND de 40 hp.tracionando 65 toneladas madeira




[pic]
1900  Colhedora á vapor HARVESTING
[pic]
Colhedora a vapor (20 mulas)

Motor Combustão Interna
Os motores de combustão interna são máquinas que transformam a energia calorífica do combustível, em energia mecânica diretamente utilizável. São chamados de combustãointerna, porque o combustível é queimado internamente, ao contrário da máquina a vapor, onde o combustível é queimado exteriormente, fornecendo calor para o seu funcionamento através das paredes da caldeira.
Nos motores utilizados nos tratores, o trabalho útil é realizado por órgãos com movimento alternativo e por isto são geralmente chamados de motores alternativos. O combustível (diesel...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • motores termicos
  • motores termico
  • motor termico
  • Rendimento de motores térmicos
  • Ensaio termico de um motor
  • Variação do Rendimento Térmico de um Motor com Taxa de Compressão
  • Termicos
  • IMPACTOS TÉRMICOS E ECONÔMICOS DA QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA EM MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS: ANÁLISE...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!