Motores Elétricos

Páginas: 6 (1290 palavras) Publicado: 17 de junho de 2013
Motores Elétricos
Motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica, é parte integrante de uma infinidade de equipamentos. Máquinas industriais, automatismos domésticos e automotivos, portões elétricos, dispositivos mecatrônicas, robôs, são alguns exemplos de lugares onde podemos encontrar motores. Os motores podem ser dos mais diversos tipos, formas e tamanhos oque leva a todo profissional da eletrônica a ter um conhecimento mais profundo destes dispositivos se quiser saber como trabalhar com eles.
A principal peça de um motor elétrico é a bobina de campo, que geralmente fica ligada a carcaça na parte interna, essa bobina pode ser um imã ou um eletroímã.

Princípio de Funcionamento
A ideia de se obter energia mecânica a partir de energia elétrica,criando-se assim o primeiro motor de corrente contínua vem de 1830 quando Michael Faraday desenvolveu o primeiro motor de disco. Na figura 1 temos uma ideia de como ele funcionava

Motor elementar de disco

No entanto, naquela época as próprias fontes de energia elétrica eram limitadas o que fez com que este motor apenas se tornasse uma curiosidade de laboratório sem aplicação prática alguma.Os motores modernos se baseiam num princípio muito conhecido de todos os estudantes de física e eletrônica e que é mostrado na figura abaixo.

Força num condutor imerso num campo magnético

Quando uma corrente elétrica percorre um fio imerso num campo magnético surge uma força perpendicular ao fio que tende a movê-lo.
Se um lugar de um simples condutor usar uma bobina com muitas espiras defio, mesmo uma corrente relativamente fraca pode gerar forças bastante intensas quando a mesma configuração for montada.
Uma bobina com o formato mostrado na figura abaixo quando percorrida por uma corrente e imersa num campo uniforme ficará sujeita a um binário que tende a girá-la.

Princípio de funcionamento de um motor

Evidentemente, nestas condições, se a bobina puder girar livremente elasó vai fazê-lo por certo percurso, até que as forças não mais atuem no sentido de produzir este movimento, conforme a figura abaixo.

Movimento da armadura até a estabilidade
A configuração é interessante, pois pode produzir força mecânica em boa quantidade, mas existe o problema de se obter um movimento contínuo da bobina, ou seja, fazê-la girar sem parar.
Isso pode ser conseguido por umprocesso denominado comutação e que é mostrado na figura abaixo e que já nos leva a um motor com possibilidade de aplicações práticas.

O sistema de escovas

A bobina é enrolada num cilindro que é montado num eixo capaz de girar sobre mancais.
Neste eixo deixamos duas regiões isolantes em que colocamos "meias calhas” de contatos comutadores que são ligados aos fios da própria bobina.
Doiscontactos fixos ou "escovas" fazem contato elétrico com estas meias calhas de modo a transferir energia para as bobinas.
A ligação destes comutadores é tal que em meia volta do percurso, os comutadores A e B são ligados à bobina e com isso a corrente circula num sentido. Na outra meia volta os comutadores C e D é que são ligados na bobina e a corrente circula no sentido oposto.

Tipos de motoreselétricos

Motores de corrente contínua: São motores de custo mais elevado e, alem disso, precisam de uma fonte de corrente continua, ou de um dispositivo que converta a corrente alternada comum em continua. Podem funcionar com velocidades ajustáveis entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e precisão. Por isso seu uso é restrito a casos especiais em que estas exigênciascompensam o custo muito mais alto da instalação, ou no caso da alimentação usada ser contínua, como no caso das pilhas em dispositivos eletrônicos.
Motores de corrente alternada: São os mais utilizados, porque a distribuição de energia elétrica é feita normalmente em corrente alternada. Seu princípio de funcionamento é baseado no campo girante, que surge quando um sistema de correntes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motores eletricos
  • Motores elétricos
  • motor eletrico
  • Motor Eletrico
  • Motores eletricos
  • Motores elétricos
  • Motores eletricos
  • Motores eletricos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!