Motores elétricos síncronos e assíncronos

Páginas: 14 (3358 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
1.0 - MOTORES DE CORRENTE ALTERNADA

Motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combinam as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversostipos e melhores rendimentos:
Motores Elétricos e a sua Importância, o acionamento de máquinas e equipamentos mecânicos por motores elétricos é um assunto de extraordinária importância econômica. No campo de acionamentos industriais, avalia-se que de 70 a 80% da energia elétrica consumida pelo conjunto de todas as indústrias seja transformada em energia mecânica através de motores elétricos.Figura 1 - Organograma de Motores de Corrente Alternada

2.0 - MOTORES SÍNCRONOS

2.1- Princípio de Funcionamento:

Funciona com velocidade constante; utiliza-se de um induzido que possui um campo constante pré-definido e, com isso, aumenta a resposta ao processo de arraste criado pelo campo girante. É geralmente utilizado quando se necessita de velocidades estáveis sob a ação de cargasvariáveis. Também pode ser utilizado quando se requer grande potência, com torque constante.
Ao operar o Motor síncrono, a energia elétrica é fornecida à máquina pela aplicação de tensões alternadas trifásicas aos terminais dos enrolamentos do estator, além disso, os enrolamentos de campo do rotor são alimentados por uma fonte de tensão contínua.
Como as tensões aplicadas aos enrolamentos doestator são alternadas e trifásicas, circulará nos mesmos, uma corrente alternada de mesma frequência que a tensão, essa corrente produzirá campos magnéticos também alternados que variam no tempo.Além disso, devido a disposição espacial dos enrolamentos no estator, esses campos magnéticos variantes no tempo também irão circular pelo estator, de forma que o campo magnético resultante irá rodar emtorno da circunferência do estator com velocidade angular proporcional à frequência da tensão alternada aplicada nos enrolamentos.
Assim, quando um dos pólos do campo magnético gerado pelo enrolamento de campo do rotor interagir com o campo girante resultante do estator, tentará alinhar-se com o pólo de sinal oposto, e como o pólo do campo girante do estator está a girar, surgirá no rotor umbinário de forças que gerarão um torque de forma que o rotor gire e mantenha os campos do enrolamento de campo do rotor e o campo girante do estator alinhados.
Com o surgimento do torque, o rotor girará seguindo o sentido e velocidade do campo girante do estator, logo, a velocidade angular do motor síncrono estará sincronizada com a frequência da tensão alternada aplicada aos enrolamentos do estator.Este motor tem uma velocidade de rotação, denominada de velocidade de sincronismo, constante e rigorosamente definida pela frequência da corrente e pelo número de pólos, de conformidade com a seguinte expressão:

ns = ( 120 f / p )            
                                                                             
Sendo:
ns- velocidade síncrona (RPM); 
f- freqüência da corrente emHz (no Brasil = 60); 
p- número de pólos (em geral 6 a 14).

A estrutura e o mecanismo de operação dos rotores síncronos são relativamente complicados e para o seu funcionamento há necessidade de uma fonte suplementar de energia em corrente contínua destinada à alimentação dos enrolamentos do rotor, visto que o estator recebe corrente alternada. Isto é obtido através de um pequeno gerador(espécie de dínamo) conhecido por excitatriz, acionado pelo mesmo eixo do motor. Também não possuem condições próprias de partida necessitando de equipamento auxiliar de partida até atingir a velocidade de sincronismo, em geral, pequenos motores de indução tipo gaiola.
Figura 2 - Partes de Motores CA (Corrente Alternadas).

O campo prático de aplicação dos motores síncronos é o das grandes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • motores síncronos e assíncronos
  • motor sincrono e assincrono
  • motor síncrono e assíncrono
  • Motores sincronos e assincronos
  • Motores Síncronos e Assincronos
  • Motores elétricos síncronos
  • Funcionamento interno de um motor síncrono ou assíncrono
  • Resumo informativo: motores sincronos e assincronos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!