Motores elétricos por indução e chave triângilo-estrela

Páginas: 8 (1806 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2012
RELATÓRIO TÉCNICO – ELÉTRICA EXPERIMENTAL II

EXPERIÊNCIA I – Motores Elétricos por Indução



1 - OBJETIVO



Apresentar o funcionamento de um motor de indução e chave YD.



2 - MONTAGEM



- 1Sensor de temperatura (monitora a temperatura)

- 1Reler de comutação (comuta a ligação YD)

- 1Reler de falta face

- 1Temporizador (define o tempo)

- Multímetro Minipa-Appa-ET-3700

- 3 Fusível Siemens (DIAZED)

- 1Disjuntor termomagnético Merlin Gerin (NEMA)

- 1Disjuntor termomagnético DIN

- Boteira

- Borneira

- 1Motor Web/Mod.56474/CV 0,5 3 fas./V (220 triangulo) e (380 y)/Hz 60/Cat. B/A 21,1/RPM 1740/FS 1,25/SOL.CL.A/REG.contínuo-proteção IP 21/

- Fios de 2,5mm para as ligações de todo o circuito



3 - DESCRIÇÃO



Nestaexperiência, realizamos a montagem do circuito para entendermos o funcionamento de motores elétricos por indução, acionados por uma chave denominada chave YD.




De primeiro caso, tivemos todo um desenvolver da teoria de motores por indução elétrica, bem como seus principais componentes de funcionamento.




Portanto antes de apresentar a experiência de fato, será apresentado um poucodesta teoria.




Motor de indução é um motor elétrico construído de tal maneira que se têm dois campos magnéticos girantes.



Um motor de indução é composto basicamente de duas partes: Estator e Rotor. O espaço entre o estator e o rotor é denominado entreferro. O estator constitui a parte estática e o rotor a parte móvel.


O estator é composto de chapas finas deaço magnético tratadas termicamente ou de aço silício para reduzir ao mínimo as perdas por correntes parasitas e histerese. Estas chapas têm o formato de um anel com ranhuras internas (vista frontal) de tal maneira que possam ser alojados enrolamentos, os quais por sua vez, quando em operação, deverão criar um campo magnético no estator.


O rotor também é composto de chapas finas de açomagnético tratadas termicamente, com o formato também de anel (vista frontal) e com os enrolamentos alojados longitudinalmente.
Existem dois tipos de geradores ou motores de indução:
• Gerador de Indução Gaiola de esquilo: No qual o rotor é composto de barras de material condutor que se localizam em volta do conjunto de chapas do rotor, curto-circuitadas por anéis metálicos nasextremidades.
• Gerador de Indução com rotor Bobinado: No qual o rotor é composto de enrolamentos distribuídos em torno do conjunto de chapas do rotor.


O motor de indução é o motor de construção mais simples. Estator e rotor são montados solidários, com um eixo comum aos “anéis” que os compõem. O estator é constituído de um enrolamento trifásico distribuído uniformemente em torno do corpo damáquina, para que o fluxo magnético resultante da aplicação de tensão no enrolamento do estator produza uma forma de onda espacialmente senoidal. A onda eletromagnética produzida pelo enrolamento é uma função senoidal do espaço e do tempo.


A aplicação de tensão alternada nos enrolamentos do estator irá produzir um campo magnético variante no tempo que devido à distribuição uniforme doenrolamento do estator irá gerar um campo magnético resultante girante na velocidade proporcional à frequência da rede trifásica. O fluxo magnético girante no estator atravessará o entreferro e por ser variante no tempo induzirá tensão alternada no enrolamento trifásico do rotor. Como os enrolamentos do rotor estão curto circuitados essa tensão induzida fará com que circule uma corrente pelo enrolamentodo rotor o que por consequência ira produzir um fluxo magnético no rotor que tentará se alinhar com o campo magnético girante do estator.


Como o valor das tensões induzidas no rotor no caso de rotor bobinado dependem da relação de espiras entre o rotor e o estator, o estator pode ser considerado como o primário de um transformador e o rotor como seu secundário.


Este tipo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motores eletricos de indução
  • MOTOR ELÉTRICO DE INDUÇÃO TRIFÁSICA
  • chaves de transferencia de partida de motores elétricos
  • Viabilidade de reparo em motores elétricos de indução
  • 17 04 Motores Eletricos Inducao
  • Partida de motores de indução usando chaves y – δ
  • Motor de Indução
  • Motor de induçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!