motores de indução

Páginas: 17 (4125 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL









MOTORES DE INDUÇÃO – TIPOS, CARACTERÍSTICAS E USOS.

Rodrigo Grave
Rodrigo Vaccaro
Alan Marquez
Diego Horn
Fredi Guth
Carlos Eduardo Rech
Pedro Israel Pereira
Claudair André Magalski




Lajeado, Novembro de 2012.
Rodrigo Grave
Rodrigo VaccaroAlan Marquez
Diego Horn
Fredi Guth
Carlos Eduardo Rech
Pedro Israel Pereira
Claudair André Magalski





MOTORES DE INDUÇÃO – TIPOS, CARACTERÍSTICAS E USOS.

Trabalho apresentado na disciplina de Eletricidade aplicada Engenharia, dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Civil do Centro Universitário Univates, como parte das exigências para obtenção doTitulo de Engenheiro Mecânico, Engenheiro de Produção e Engenheiro Civil.
Professor: Prof. Ms. Wagner da Gama Melo




Lajeado, Novembro de 2012.
RESUMO
Com o desenvolvimento cada vez maior das empresas, estas, precisam de motores cada vez mais eficientes, silenciosos e econômicos em suas maquinas e produtos. Este trabalho tem por objetivo o estudo dos diferentes tipos de motores deindução, suas características, tipos, usos, como surgiram e vantagens.
Palavras-Chave:
Motor; Indução; Tipos; Características.

Sumário
1.


HISTÓRIA
Nem todos sabem, mas o cara que pode ser chamado de pai dos motores brushless é um senhor chamado Nikola Tesla, Sérvio de nascimento e mais tarde cidadão americano.
Nikola Tesla foi o desafeto de Thomas Edison que é mais conhecido, mas o cara querevolucionou a eletricidade e os motores elétricos foi este engenheiro elétrico pouco conhecido.
Tesla nasceu em 10 de Julho de 1856 e morreu em 7 de Janeiro de 1943.
Inventor de sucesso, excelente mecânico e um grande engenheiro elétrico! Foi Tesla que inventou o nosso sistema de transmissão de eletricidade usado até hoje.
Thomas Edison inventou o sistema de corrente constante que eraineficiente, pois parte da energia era perdida durante a transmissão por causa da resistência dos fios.
Tesla inventou a corrente alternada que era e é bem mais eficiente na transmissão de energia. Em 1882, Nicola Tesla começou a usar vários aparelhos com campos magnéticos rotatórios e inventou em Paris um motor elétrico chamado motor de indução.
Em 1888 recebeu a patente de todos estes inventos efoi aí que nasceu o nosso motor brushless que nada mais é do que o velho motor de indução.
O motor brushless funciona da seguinte forma, um rotor tem campos magnéticos "N" e "S" e ao redor, por dentro da carcaça do motor existem as bobinas que podem ter seu campo magnético alterado pela passagem de energia.
Campos iguais se repelem e isso causa a rotação do rotor por indução. A sequência destemovimento que faz o motor girar. Com o tempo, foi apenas aperfeiçoado, mas o velho motor de indução hoje é chamado por nós de motor brushless.





CLASSIFICAÇÃO

As máquinas elétricas podem ser classificadas em dois grupos:
Geradores:
Que transformam energia mecânica oriunda de uma fonte externa (como a energia potencial de uma queda d’água ou a energia cinética dos ventos) em energiaelétrica (tensão).
Motores:
Que produzem energia mecânica (rotação de um eixo) quando alimentados por uma tensão (energia elétrica).

Geradores e motores só se diferenciam quanto ao sentido de transformação da energia, possuindo ambos a mesma estrutura básica: um elemento fixo, chamado estator, e outro móvel, capaz de girar (o rotor). Nesses elementos são fixados enrolamentos onde a correntecircula. Um desses enrolamentos é capaz de gerar os campos magnéticos necessários ao funcionamento da máquina e é chamado enrolamento de campo, o outro é chamado enrolamento de armadura (ou induzido, no caso de geradores).
Em algumas máquinas, a armadura está no estator e o enrolamento de campo no rotor; em outras ocorre o inverso. O tipo de corrente (CC ou CA) que circula nesses enrolamentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motor de induçao
  • Motor de indução
  • Motor de Indução
  • Motor de indução
  • Motores de indução
  • Motores de Indução
  • Motor de induçao
  • Motor de indução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!