Motores de Corrente Conínua

1707 palavras 7 páginas
Trabalho de Eletrotécnica

Introdução

O motor de corrente contínua é uma máquina muito utilizada em indústrias nas quais é constante a necessidade da variação da rotação do eixo, para a realização de tarefas variadas.
O princípio de funcionamento desses motores é semelhante ao dos geradores de corrente contínua.
É importante salientar que esses motores são utilizados em um grande número de indústrias de transformação e necessitam de uma rigorosa manutenção preventiva.

Considerações Gerais:

Sabe-se que a energia elétrica pode ser transformada, através dos motores, em energia mecânica.
Esses motores são classificados de motores de corrente alternada (CA) e motores de corrente contínua (CC).
Os motores de CA são alimentados exclusivamente por fontes alternadas e os motores de CC são alimentados por fontes de corrente contínua ou fontes de corrente alternada retificadas.

Princípio de Funcionamento dos Motores de Corrente Contínua:

Como é demonstrado na figura 1, o imã central está entre os pólos do imã lateral e tem movimento giratório através do eixo.

Nessas condições, o imã central busca outra posição, pois N repele N e S repele S; N atrai S e S atrai N. Assim, o imã central girará e ficará na posição da figura 2.

Um motor simples consiste de uma bobina que gira entre dois ímãs permanentes. (a) Os pólos magnéticos da bobina (representados como ímã) são atraídos pelos pólos opostos dos ímãs fixos. (b) A bobina gira para levar esses pólos magnéticos o mais perto possível um do outro mas, (c) ao chegar nessa posição o sentido da corrente é invertido e (d) agora os pólos que se defrontam se repelem, continuando a impulsionar o rotor

Comecemos a descrição pela situação ilustrada em (a) onde a bobina apresenta-se na horizontal, já sendo girada a 180o -- não ilustrada na figura --, o movimento continua, a bobina chega na 'vertical' -- giro de 270o --, o torque novamente se anula, a corrente

Relacionados

  • projeto de pesquisa energia eolica
    2406 palavras | 10 páginas
  • Ensaios não destrutivos
    36302 palavras | 146 páginas
  • Apostila Metrologia 1 LabMetro UFSC
    43809 palavras | 176 páginas