motore hibrido

650 palavras 3 páginas
Aulas práticas 2 e 3

A Equação 1 foi utilizada para o cálculo das frota de veículos flex fuel (Frano), que iniciou as vendas no mercado brasileiro no ano de 2003.

Frano = Vano x (Sano) (Eq.1)

Frano é a frota circulante do ano-modelo k no ano.
Vano é o número de veículos flex fuel que entraram em circulação no ano (veículos novos vendidos no ano). Vide Anexo.
Sano é a fração de veículos já sucateados e que, portanto, não circulam no ano. A partir de valores de intensidade de uso de referência (km/ano) e de quilometragem por litro (km/L) dos veículos, estimou-se o consumo de combustível de cada categoria e ano modelo de veículos, aplicando-se a Equação 2. Para isso adota-se que TODA A FROTA DE VEÍCULOS FLEX FUEL utilizou SOMENTE gasolina C, em detrimento do etanol hidratado.

Cestimado = Frano x Iu referência / Ql (Eq. 2)

C estimado é o consumo anual de combustível do veículo flex fuel (L/ano);
Iureferência é a intensidade de uso de referência do veículo flex fuel, expressa em termos de quilometragem anual percorrida (km/ano);
Ql é a quilometragem por litro de combustível do veículo flex fuel (km/L).
Para o cálculo das emissões de CO2, somou-se o consumo de combustível de origem fóssil (no caso a gasolina A) e multiplicou-se pelo fator de emissão correspondente (Eq. 3), conforme a equação 3. Para os demais poluentes somou-se o consumo de combustível (no caso a gasolina A) e multiplicou-se pelo fator de emissão correspondente (Eq. 3), também conforme a Equação 3.

E = Cestimado x Fe (Eq. 3)

E é a taxa anual de emissão de poluentes. No caso do CO2, o resultado será expresso em Kg/ano. Para os demais poluentes (CO, NOx, HC e CHO) o resultado será expresso em g/ano.
Fe é o fator de emissão do poluente considerado, expresso em termos da massa de poluentes emitida por litro de combustível. É específico para o tipo de combustível utilizado.
Os fatores de emissão de CO2 da gasolina A é de 2,269 Kg/L.

Relacionados

  • Mecatronica
    8738 palavras | 35 páginas
  • Torno
    5093 palavras | 21 páginas
  • fresadora router
    20157 palavras | 81 páginas