MOTORDEPASSOS

314 palavras 2 páginas
Transdutor que converte energia elétrica em energia mecânica

O motor de passo é um transdutor que converte energia elétrica em energia mecânica como qualquer outro motor elétrico.
Alimentado com sinais digitais

A diferença básica é que o motor de passo é alimentado com sinais digitais o que proporciona muitas vantagens sobre os demais motores elétricos.
Motor de corrente contínua x motor de passo

Um motor de corrente contínua quando é alimentado, gira no mesmo sentido e com rotação constante, ou seja, para que estes motores funcionem, é necessário apenas estabelecer sua alimentação. Com o auxilio de circuitos externos de controle, estes motores de corrente contínua poderão inverter o sentido de rotação ou variar sua velocidade .
Para que um motor de passo funcione, é necessário que sua alimentação seja feita de forma seqüencial e repetida. Não basta apenas ligar os fios do motor de passo a uma fonte de energia e sim ligá-los a um circuito que execute a seqüência requerida pelo motor.
Por se tratar de sinais digitais, fica fácil compreender a versatilidade dos motores de passo. São motores que apresentam uma gama de rotação muito ampla que pode variar de 0 rpm até 5400 rpm ou mais; apresentam boa relação peso/potência; permitem a inversão de rotação em pleno funcionamento; alguns motores possuem precisão de 97%; possuem ótima frenagem do rotor; podem mover-se passo-a-passo. Mover o motor passo-a-passo significa o seguinte: se um determinado motor de passo possuir 170 passos, isto significa que cada volta do eixo do motor é dividida 170 vezes, ou seja, cada passo corresponde a 2,1 graus e o rotor tem a capacidade para mover-se apenas estes 2,1 graus. Existem motores cujo passo é 0,9 graus.
Rotação em ambas as direções
Variações incrementais de precisão angular
Repetição de movimentos bastante exatos
Um torque de sustentação à velocidade zero
Possibilidade de controlo digital

Relacionados