motor síncrono e assíncrono

Páginas: 3 (716 palavras) Publicado: 21 de fevereiro de 2014
Composição de um motor assíncrono
Um motor de indução é composto basicamente de duas partes: Estator e Rotor. O espaço entre o estator e o rotor é denominado entreferro. O estator constitui a parteestática e o rotor a parte móvel.
O estator é composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente ou de aço silício para reduzir ao mínimo as perdas por correntes parasitas e histerese.Estas chapas têm o formato de um anel com ranhuras internas (vista frontal) de tal maneira que possam ser alojados enrolamentos, os quais por sua vez, quando em operação, deverão criar um campomagnético no estator.
O rotor também é composto de chapas finas de aço magnéticas tratadas termicamente, com o formato também de anel (vista frontal) e com os enrolamentos alojados longitudinalmente.Existem dois tipos de máquina de indução:
Motor ou Gerador de Indução Gaiola de esquilo: No qual o rotor é composto de barras de material condutor que se localizam em volta do conjunto de chapas do rotor,curto-circuitadas por anéis metálicos nas extremidades.
Motor ou Gerador de Indução com rotor Bobinado: No qual o rotor é composto de enrolamentos distribuídos em torno do conjunto de chapas dorotor.
O motor de indução é o motor de construção mais simples. Estator e rotor são montados solidários, com um eixo comum aos “anéis” que os compõem. O estator é constituído de umenrolamento trifásico distribuído uniformemente em torno do corpo da máquina, para que o fluxo magnético resultante da aplicação de tensão no enrolamento do estator produza uma forma de onda espacialmente senoidal. A ondaeletromagnética produzida pelo enrolamento é uma função senoidal do espaço e do tempo.
A aplicação de tensão alternada nos enrolamentos do estator irá produzir um campo magnético variante no tempo quedevido à distribuição uniforme do enrolamento do estator irá gerar um campo magnético resultante girante na velocidade proporcional à frequência da rede trifásica. O fluxo magnético girante no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • motor sincrono e assincrono
  • Motores elétricos síncronos e assíncronos
  • Motores sincronos e assincronos
  • Motores Síncronos e Assincronos
  • Funcionamento interno de um motor síncrono ou assíncrono
  • Resumo informativo: motores sincronos e assincronos
  • motores assincronos
  • MOTOR ASSINCRONO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!