motor eletrico

Páginas: 5 (1165 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO - CATÓLICA DE SANTA CATARINA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
FÍSICA III
ADOLFO OSVALDO DOS SANTOS
ALISSON MAZUIM
KLEVERSON ALEXANDRE GUCKERT
















EXPERIMENTO SOBRE O PRINCIPIO DE UM MOTOR ELÉTRICO






















JARAGUÁ DO SUL
2011
ADOLFO OSVALDO DOS SANTOS
ALISSON MAZUIM
KLEVERSON ALEXANDRE GUCKERTEXPERIMENTO SOBRE O PRINCIPIO DE UM MOTOR ELÉTRICO



Trabalho de apresentação de um experimento sobre o conteúdo de Eletromagnetismo da disciplina de Física 3 do curso de Graduação em Engenharia de Produção do Centro Universitário Católica de SC. Professor Darcio Antônio Weinfurter.JARAGUÁ DO SUL
2011
LISTA DE FIGURAS


FIGURA 1 - IMÃS 6
FIGURA 2 - BOBINA 7
FIGURA 3 – SUPORTE DE BOBINA 8
FIGURA 4 – PRINCIPIO DE MOTOR ELÉTRICO 9
FIGURA 5 – SUPORTE DE MOTOR ELÉTRICO 10






































SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 4
2 MOTOR ELÉTRICO 5
2.1 MATERIAIS 6
2.2 MONTAGEM 7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11REFERÊNCIAS 12





1. INTRODUÇÃO


O presente trabalho foi realizado para complementar a 3ª avaliação da disciplina de Física 3 do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Católica de Santa Catarina.
O objetivo sugerido pelo professor era apresentar um experimento envolvendo um dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Entre esses conteúdos estavam: Corrente Elétrica,Circuito RC e Campo Magnético.
Decidimos escolher sobre Campo Magnético porque trabalhamos com a parte mecânica de motores em uma empresa que fabrica motores elétricos em Jaraguá do Sul e tínhamos pouco conhecimento das forças que faziam a movimentação desses motores.
Logo que foi sugerida a execução do experimento, já tivemos a idéia de descobrir e comprovar porque alterando os pólos nofornecimento de energia de um motor por uma fonte geradora, estaríamos também alterando o sentido de rotação desse motor. Essa curiosidade nos incentivou a executar e apresentar o trabalho sobre o principio de funcionamento de um Motor Elétrico. Nessa apresentação demonstramos e explicamos que a passagem de uma corrente elétrica em um condutor gera um campo magnético que movimenta o motor e alterandoo sentido da corrente, estaríamos também alterando o sentido do campo e o sentido de rotação desse motor.
Pesquisamos, e resolvemos fazer de sucata, tornando baixo o custo do experimento, um pequeno aparato composto de um suporte com fios, uma bobina, um imã e uma pilha, comprovando que o motor elétrico é movido pelo principio do eletromagnetismo.









2. MOTOR ELÉTRICOEste experimento visou construir um sistema simplificado de motor de corrente contínua. Trata-se de uma aplicação de grande importância de eletricidade e magnetismo.
O motor elétrico funciona com base na repulsão entre imãs, um natural e outro não natural. Sendo que, neste experimento o imã não natural é uma bobina. O conveniente de se usar imãs não naturais num motor elétrico é a possibilidade dese manipular (inverter) os polos magnéticos.
O funcionamento deste motor elétrico pode ser explicado em alguns passos, conforme Figura 1.
1. Num primeiro momento, os fios raspados estão em contato com as tiras e a corrente elétrica cria um campo magnético na bobina. Esta bobina por ter liberdade de rotação entra em movimento, para se livrar da repulsão do imã comum, que está fixo à suafrente.
2. Em um quarto de volta, a bobina está parcialmente em contato com as tiras e o campo magnético começa a perder sua força. Não deixando assim que a atração do polo sul da bobina pelo polo norte do imã comum seja forte o suficiente para frear o movimento.
3. Quando a bobina completa meia volta, começaria o processo inverso. Ou seja, deveria existir um campo atrativo entre a bobina e o imã....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motores Elétricos
  • Motores eletricos
  • Motores elétricos
  • Motor Eletrico
  • Motores eletricos
  • Motores elétricos
  • Motores eletricos
  • Motores eletricos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!