Motor de Indução

Páginas: 3 (604 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2014
MOTOR DE INDUÇÃO – PERDAS

O motor é um conversor eletromecânico que, apoiado em princípios eletromagnéticos, converte energia elétrica em energia mecânica no eixo, porém esta conversão não écompleta devido à existência das perdas que ocorrem no interior da máquina durante este processo.
As perdas energéticas estão relacionadas com o tipo de material utilizado e a tecnologia de fabricaçãodos motores e são determinantes no rendimento do motor e podem ser agrupadas, conforme descritos a seguir:

- Perdas Joule no estator e no rotor:

a) Efeito Joule causado pela passagem da correnteelétrica nos fios do enrolamento das bobinas do rotor.

b) Perdas no núcleo de ferro ao redor do qual são enroladas as bobinas do rotor. 

OBS: Efeito Joule acontece quando um condutor é aquecidoao ser percorrido por uma corrente elétrica, ocorre a transformação de energia elétrica em energia térmica.

Relação entre as perdas do rotor e estator:

As perdas magnéticas ocorrem nas lâminasde ferro do estator e do rotor. Ocorrem devido ao efeito de histerese e às correntes induzidas (neste caso, correntes de Foucault), e variam com a densidade do fluxo e a frequência. Podem serreduzidas através do aumento da secção do ferro no estator e rotor, através do uso de lâminas delgadas e do melhoramento dos materiais magnéticos.

- Perdas no ferro:

As perdas no ferro são devidas àscorrentes parasitas (Foucault) e às perdas por
histerese. Estas perdas variam com a frequência, e como no rotor a variação do fluxo é muito pequena, estas são desprezadas no mesmo, ficando as perdasno ferro restritas somente ao estator.

- Perdas por dispersão:

Incluem todas as perdas não classificadas anteriormente e normalmente crescem com o carregamento da máquina. Alguns dos fatoresque são causadores de tais perdas são: o fluxo de dispersão, a distribuição não uniforme da corrente, imperfeições mecânicas e irregularidades no entreferro.


- Perdas por atrito e ventilação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motor de induçao
  • Motor de indução
  • Motor de Indução
  • Motor de indução
  • Motores de indução
  • Motores de Indução
  • Motor de induçao
  • motores de indução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!