Motor de Indução

Páginas: 8 (1752 palavras) Publicado: 22 de julho de 2014
Introdução

Os motores elétricos de indução são usados em equipamentos das mais diversas dimensões: desde os pequenos eletrodomésticos até as grandes máquinas com potência de muitos quilowatts.
Nos estudos de estabilidade de tensão, a margem de carregamento está fundamentalmente relacionada com a modelagem utilizada para a representação das cargas existentes em um dado sistema elétrico depotência. A representação adequada das cargas tipo motores de indução como tais, e não como modelos impedância, corrente ou potência constantes, é de essencial importância na análise do comportamento destes sistemas. Os motores de indução apresentam alto consumo de potência reativa durantes as condições em que há queda de tensão e, por tanto, merecem cuidadosa consideração nos estudos de segurançade tensão, principalmente quando parcelas significativas deste tipo de carga estão presentes em áreas críticas.

Em verões passados, ocorrências de afundamento da tensão na área Rio do sistema
S/SE brasileiro foram verificadas com a carga ativa da área abaixo dos valores críticos estudados e com todos os recursos de controle de tensão disponíveis. Todavia, durante este eventos, medições nosprincipais pontos de interligações com as empresas de distribuição mostraram valores da carga reativa superiores aos esperados. A diferença entre as condições estudadas e as observadas, aumenta para as condições de temperatura elevada na área, o que pode ser atribuída a não representação dos motores de indução, presentes principalmente nas cargas de refrigeração [Henriques, R.M., Martins, N., Martins,A.C.B., Pinto, H.J.C., Ferraz, J.C.R., Junior, S.C., 2002].


Princípio de Funcionamento

O principio do motor de indução poder ser ilustrado simplesmente usando o dispositivo da Figura 1.0 Um imã permanente é suspenso por um fio sobre um disco de alumínio ou cobre pivotado num mancal de apoio sobre uma placa fixa de ferro. O campo do ímã permanente completa-se assim através da placa deferro. O pivô deve ter tão pouco atrito quanto possível e o ímã permanente deve ter suficiente densidade de fluxo. Conforme o ímã gira no fio, o disco abaixo dele girará com ele, independentemente do sentido de rotação do imã. O disco segue o movimento do ímã, devido às correntes parasitas induzidas que aparecem devido ao movimento relativo do condutor (o disco) em relação ao campo magnético. Pela leide Lenz, o sentido da tensão induzida (e das conseqüentes correntes parasitas) produz um campo que tende a opor-se à força, ou seja, ao movimento que produziu a tensão induzida.

Figura 1.0 - Princípio do Motor de Indução



As correntes parasitas induzidas tendem a produzir um pólo unitário S no disco num ponto situado sob o pólo girante N do ímã, e um pólo unitário N no disco sob o pólogirante S do ímã. Enquanto o ímã continua seu movimento, portanto, continuará a produzir correntes parasitas e pólos de polaridades opostas no disco sob ele. O disco, assim, gira no mesmo sentido que o imã, mas deve girar a uma velocidade menor que a do ímã. Se o disco fosse acionado à mesma velocidade do imã, não haveria movimento relativo entre o condutor e o campo magnético, e não se produziriamcorrentes parasitas no disco.
A velocidade do disco nunca pode ser igual à do imã. Se o fosse, a corrente induzida
seria zero e não se produziriam fluxo magnético nem torque. Assim ele deve “escorregar” em velocidade a fim de que se produza torque. Isso resulta numa diferença de velocidades produzidas entre: a velocidade síncrona do campo magnético girante, basicamente uma função da freqüênciapara qualquer máquina de indução dada; e a velocidade de “escorregamento” na qual gira o disco como resultado do torque produzido por interação entre seu campo e o campo magnético girante [Kosov, I.L., 1972].



Campo Magnético Girante

Para efetivar um motor de indução, é de capital importância a produção de um campo magnético que gire. Campos magnéticos pulsantes (oscilantes) são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motor de induçao
  • Motor de indução
  • Motor de indução
  • Motores de indução
  • Motores de Indução
  • Motor de induçao
  • motores de indução
  • Motor de indução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!