Motor de indução trifásico

Páginas: 5 (1190 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CÂMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

BRUNO MIGUEL ABIB
CAIO AUGUSTO MOREIRA
JACKLINE APOLINÁRIO DA SILVA
PAULA BORDIN DO PRADO

RELATÓRIO DE MÁQUINAS ELÉTRICAS 2

CORNÉLIO PROCÓPIO
2013
1 OBJETIVO
Verificar experimentalmente o efeito transformador e a frequência de escorregamento da máquina assíncrona. Neste experimento,dois fenômenos na maquina de indução – MI (ou assíncrona) serão estudados: o efeito transformador e o escorregamento.

2 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
2.1 Máquina de indução trifásica (MIT)
Os motores de indução trifásico são amplamente utilizados nas indústrias, devido ao seu porte robusto, por apresentarem elevado rendimento e vida útil e ter um custo inicial baixo. Os três enrolamentos estãodispostos no estator do motor e são montados com uma defasagem de 120°. E nos MITs o enrolamento de armadura se encontra no estator e o enrolamento de campo se encontra no rotor.

Figura 1 – Motor de indução trifásico
Nas máquinas de indução, as correntes alternadas são aplicadas diretamente aos enrolamentos do estator e, então, as correntes do rotor são produzidas por indução. O rotor de umamáquina de indução polifásica poder ser de dois tipos: bobinado e de gaiola de esquilo. E nesta prática foi utilizado o rotor bobinado, que é construído na forma de um enrolamento polifásico semelhante ao estator tendo o mesmo número de pólos. Os terminais do enrolamento do rotor são conectados a anéis deslizantes isolados montados sobre o eixo.
O rotor de uma máquina de indução não gira emsincronismo, porque há um “escorregamento” do rotor em relação ao fluxo síncrono da armadura, dando origem as correntes induzidas no rotor e, portanto, ao conjugado. Os motores de indução operam em velocidades inferiores a velocidade mecânica síncrona. E o escorregamento é a diferença entre a velocidade síncrona e a do rotor, levando em consideração que as velocidades são expressas em RPM. Sendo que oescorregamento do rotor é dada pela seguinte equação:
s= ns-n
Entretanto o escorregamento é expresso mais comumente como sendo uma fração da velocidade síncrona, e é expressa por:
s= ns-nns
A velocidade do rotor pode ser expressa em termos do escorregamento e da velocidade síncrona como:
n=1-s*ns
E de modo similar, a velocidade angular mecânica wm pode ser expressa em termos da velocidadesíncrona angular ws e do escorregamento como
wm=1-s*ws
O movimento relativo entre o fluxo do estator e os condutores do rotor induz tensões de frequências fr que é chamada de frequência de escorregamento no rotor é dada por
fr =s*fe
O fluxo girante de entreferro induz tensões com a frequência de escorregamento nos enrolamentos do rotor e as correntes do rotor são determinadas pelas magnitudesdas tensões induzidas e pela impedância apresentada pelo rotor na frequência de escorregamento.
Com o rotor girando no mesmo sentido de rotação que o campo do estator, a frequência das correntes do rotor será s*fe e elas produzirão uma onda girante de fluxo que irá girar com s*ns RPM em relação ao rotor no sentido para frente. Porém, superposta à essa rotação, está a rotação mecânica do rotor a nRPM. Assim, em relação ao estator, a velocidade da onda de fluxo produzida pelas correntes do rotor é a soma dessas duas velocidades, como se pode observar:
s*ns+n= s*ns+ns1-s=ns
E através da igualdade acima é possível concluir que as correntes do rotor produzem uma onda de fluxo no entreferro que gira na velocidade síncrona e, portanto, em sincronismo com a onda produzida pelas correntes doestator.

2.2 Máquina de corrente contínua (MCC)
As máquinas CC apresentam uma ampla variedade de combinações de enrolamentos, podendo ser usadas para operações dinâmicas e em regime permanente.Devido à facilidade com que podem ser controladas, as MCC tem sido usados frequentemente em aplicações que exigem uma ampla faixa de velocidades ou de controle preciso da saída do motor.

Figura 2 –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelagem do motor de indução trifásico
  • motor de induçao trifasico
  • Motor Trifásico de indução
  • Motor de indução trifásico
  • Motor de indução trifásico
  • motor de inducao trifasico
  • Motor de indução trifásico
  • Motor de induçao trifasico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!