Motor de indução trifásico

Páginas: 19 (4550 palavras) Publicado: 12 de maio de 2015
FACET-FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS SANTO AGOSTINHO
ENGENHARIA ELÉTRICA 6º PERÍODO






MÁQUINAS ELÉTRICAS














MARÇO/2015
MONTES CLAROS-MG

MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO
O motor de indução ou assíncrono de corrente alternada tem sido o motor preferido da indústria desde o principio do uso da energia elétrica em corrente alternada. Ele alcançou e manteve sua posição emvirtude de sua robustez, simplicidade e baixo custo. Um motor de indução é composto basicamente de duas partes: Estator e Rotor. O espaço entre o estator e o rotor é denominado entreferro. O estator constitui a parte estática e o rotor a parte móvel.
Estator
O estator é composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente para reduzir ao mínimo as perdas por correntes parasitas e histerese.Estas chapas têm o formato de um anel com ranhuras internas de tal maneira que possam ser alojados enrolamentos.
O enrolamento de um motor de indução ao qual a energia elétrica é conectada é distribuído ao redor do Estator e produz no entreferro um campo magnético girante que roda em sincronismo com a freqüência da rede elétrica. Conforme o campo magnético gira, o fluxo magnético “corta” oscondutores dos enrolamentos do rotor gerando uma tensão elétrica nos mesmos e por conseqüência uma corrente nestes enrolamentos a qual por sua vez produz um fluxo magnético que se opõe ao criado no estator. A inter-relação entre os fluxos do rotor e do estator produz um conjugado e faz com que o rotor siga o movimento do fluxo magnético do estator. A análise elétrica deste fenômeno é muito similaràquela do transformador, e assim, tornou-se uma prática referir-se ao enrolamento do estator como primário e ao do rotor como o secundário.
Rotor
O rotor também é composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente, com o formato também de anel e com os enrolamentos alojados longitudinalmente. Se os condutores do secundário forem arranjados como as barras numa gaiola de esquilo, e se agaiola é feita de modo a permitir rotação, a força causada pelo inter-relacionamento entre os fluxos do rotor e do estator farão a gaiola rodar. Na prática as barras não isoladas da gaiola de esquilo são inseridas num núcleo de aço laminado perto da periferia do rotor e são conectadas entre si através de anéis de curto circuito adequadamente situados nas extremidades do rotor. Esta construção simplesfaz o motor de gaiola de esquilo ser o mais robusto e de menor custo entre todos os motores de indução. Variações no projeto da barra do rotor produzem uma grande alteração nas características de desempenho do motor, especialmente nas características de conjugado e corrente versus rotação. A indústria elétrica constrói três tipos fundamentais de motores de indução de gaiola. De acordo com aterminologia da GEVISA são eles; motores de conjugado de partida e corrente de partida normal tipo K (equivalente a categoria B da norma NEMA MG1); alto conjugado de partida, corrente de partida normal tipo KG (ou NEMA categoria C); e alto conjugado e alto escorregamento, tipo KR (ou NEMA categoria D). [3]

Figura 1: Estator (esquerda) e Rotor (direita).
Existem dois tipos de geradores ou motores deindução. A linha padrão de motores de indução inclui o popular motor de gaiola de esquilo e o versátil motor de anéis além de variações destes motores básicos como os para aplicação em dupla velocidade, os de velocidade variável, os para pontes rolantes, as prensas e outras aplicações.
Gerador de Indução Gaiola de esquilo: No qual o rotor é composto de barras de material condutor que se localizam emvolta do conjunto de chapas do rotor, curto-circuitadas por anéis metálicos nas extremidades.
Gerador de Indução com rotor Bobinado: No qual o rotor é composto de um enrolamento trifásico distribuído em torno do conjunto de chapas do rotor.
Princípios Gerais de Operação
No motor de indução, a corrente alternada é fornecida ao enrolamento do estator diretamente, e ao enrolamento do rotor por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelagem do motor de indução trifásico
  • motor de induçao trifasico
  • Motor Trifásico de indução
  • Motor de indução trifásico
  • Motor de indução trifásico
  • motor de inducao trifasico
  • Motor de indução trifásico
  • Motor de induçao trifasico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!