motor de indução trifásico

Páginas: 5 (1081 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

Universidade Federal de Uberlândia
FEELT – Faculdade de Engenharia Elétrica






PRIMEIRO RELATÓRIO DE MÁQUINAS ELÉTRICAS
Motor de Indução Trifásico – Ensaio a Vazio e com Rotor Bloqueado


















Uberlândia, 07 de Julho de 2013
1. Objetivo

O presente trabalho tem por objetivo fazer o levantamento experimental, através dos ensaios a vazio e de rotorbloqueado, dos dados característicos de um motor de indução trifásico para então calcular os parâmetros do circuito equivalente em ohms. Após o levantamento dos parâmetros também será realizada analise gráfica das principais curvas do motor, sendo elas Torque x Velocidade, Fator de Potencia x Velocidade e Corrente de entrada x Velocidade.

2. Introdução Teórica
Um motor de indução é compostobasicamente de duas partes: estator e rotor. O espaço entre o estator e o rotor é denominado entreferro. O estator constitui a parte estática e o rotor a parte móvel. O estator é composto de chapas finas de aço silício tratadas termicamente para reduzir as perdas por correntes parasitas e histerese. Estas chapas têm o formato de um anel com ranhuras internas (vista frontal) de tal maneira que possamser alojados enrolamentos, os quais por sua vez, quando em operação, deverão criar um campo magnético no estator. O rotor também é composto de chapas finas com o formato também de anel (vista frontal) e com os enrolamentos alojados longitudinalmente.
O motor de indução é o motor de construção mais simples. Estator e rotor são montados solidários, com um eixo comum aos “anéis” que os compõem. Oestator é constituído de um enrolamento trifásico distribuído uniformemente em torno do corpo da máquina, para que o fluxo magnético resultante da aplicação de tensão no enrolamento do estator produza uma forma de onda espacialmente senoidal. A onda eletromagnética produzida pelo enrolamento é uma função senoidal do espaço e do tempo.
A aplicação de tensão alternada nos enrolamentos do estator iráproduzir um campo magnético variante no tempo que devido à distribuição uniforme do enrolamento do estator irá gerar um campo magnético resultante girante na velocidade proporcional à freqüência da rede trifásica. O fluxo magnético girante no estator atravessará o entreferro e por ser variante no tempo induzirá tensão alternada no enrolamento trifásico do rotor. Como os enrolamentos do rotorestão curto- circuitados essa tensão induzida fará com que circule uma corrente pelo enrolamento do rotor o que por conseqüência ira produzir um fluxo magnético no rotor que tentará se alinhar com o campo magnético girante do estator.
Para que se possa ter uma ideia das perdas e também de outras características de desempenho de um MIT, como variações de corrente e de velocidade, é necessário que sefaça antes um estudo do seu circuito equivalente, determinando então os parâmetros do mesmo. Os parâmetros e as perdas podem ser determinadas pelos ensaios: em vazio e com rotor bloqueado.

3. Materiais Utilizados:

Motor de Indução Trifásico;
Cabos de Ligação;
Amperímetros;
Wattímetros;
Voltímetro;
Varivolt;
Multímetro;
Tacômetro;

4. Ensaio a Vazio
Com o ensaio a vazio podemosencontrar:
- a corrente de excitação
-as perdas a vazio.
A corrente de rotor e necessária para superar o atrito e a ventilação, associado à rotação. A corrente de magnetização e expressiva devido ao entreferro e as perdas no núcleo estão sendo desprezadas.

Prot = Pvz – n(I1vz)².R1
Onde N é o numero de fases.

O escorregamento e muito pequeno, tornando a resistência do rotor refletida muitoelevada (R2/svz). O paralelo entre a indutância de magnetização o e a impedância do rotor, quando operando a vazio, e aproximadamente o valor da indutância de magnetização.


Fig2 :Circuito equivalente para ensaio a vazio e com o rotor bloqueado

Xvz = X1 + Xm


Por meio desse ensaio calculamos a resistência equivalente do circuito Req = 410 Ω assim a corrente I1vz =...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelagem do motor de indução trifásico
  • motor de induçao trifasico
  • Motor Trifásico de indução
  • Motor de indução trifásico
  • Motor de indução trifásico
  • Motor de indução trifásico
  • motor de inducao trifasico
  • Motor de indução trifásico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!