motor cc

Páginas: 8 (1916 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2013
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Darci Luiz Tomasi Junior








APLICAÇÃO DE PWM PARA CONTROLE DE VELOCIDADE EM MOTORES DC










Curitiba
2010
Darci Luiz Tomasi Junior





APLICAÇÃO DE PWM PARA CONTROLE DE VELOCIDADE EM MOTORES DC



Trabalho apresentado à disciplina de Eletrônica IV do Curso de Engenharia Eletrônica da Faculdade de Ciências Exatas e deTecnologia da Universidade Tuiuti do Paraná.

Orientador: Juliano Pacheco








Curitiba
2010























Agradeço ao professore Juliano Pacheco do Curso de Engenharia Eletrônica pelo incentivo constante no decorrer de todo esse tempo de desenvolvimento do projeto.





















SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 9
2 REFERENCIALTEÓRICO 10
2.1 SUBTÍTULO TAL 11
2.2 SUBTÍTULO TAL 13
2.2.1 Subtítulo Tal 16
2.2.2 Subtítulo Tal 18
2.3 SUBTÍTULO TAL 19
3 CONLUSÃO 23
REFERÊNCIAS 24
LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 – TÍTULO DA FIGURA 1 12
FIGURA 2 – TÍTULO DA FIGURA 2 14
FIGURA 3 – TÍTULO DA FIGURA 3 16
FIGURA 4 – TÍTULO DA FIGURA 4 18
FIGURA 5 – TÍTULO DA FIGURA 5 20
LISTA DE TABELAS

TABELA 1 – TÍTULO DA TABELA 1 11TABELA 2 – TÍTULO DA TABELA 2 13
TABELA 3 – TÍTULO DA TABELA 3 16
TABELA 4 – TÍTULO DA TABELA 4 18
RESUMO

Fazerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

Palavras-chave: Deficiência Visual; Braille; Modo de Voz; Veículo Motorizado.







1 INTRODUÇÃO

O trabalho tem por objetivo demonstrar a implementação de um sistema de controle de velocidade para motores de corrente continua (DC), utilizando PWM(Modulação por largura de pulso).
O projeto desenvolvido vai ser utilizado como fonte de conhecimento para o futuro desenvolvimento de robôs de combate, onde os mesmo utilizam da mesma técnica para seu controle.
Os pontos de conhecimento abordados pelo projeto foram: Desenvolvimento de Hardware e programação de microcontroladores PIC, utilização de PWM, Mosfet e Ponte H. Todos estes itens esuas implementações estão demonstrados no decorrer do trabalho.
2 O MICROCONTROLADOR PIC
O PIC é um circuito integrado produzido pela Microchip Technology Inc., que pertence a categoria dos microcontroladores, ou seja, um componente integrado que em um único dispositivo contem todos os circuitos necessários para realizar um completo sistema digital programável.
O PIC pode ser visto externamentecomo um circuito integrado TTL ou CMOS normal, mas internamente dispõe de todos os dispositivos típicos de um sistema microprocessado, ou seja: Uma CPU (Unidade de Processamento Central) e sua finalidade é interpretar as instruções de programa; Uma memória PROM (Memória Programável Somente para Leitura) na qual ira memorizar de maneira permanente as instruções do programa; Uma memória RAM(Memória de Acesso Aleatório) utilizada para memorizar as variáveis utilizadas pelo programa; Uma serie de LINHAS de I/O (entrada e saída) para controlar dispositivos externos ou receber pulsos.
Neste projeto foi utilizado um microcontrolador da família 12FXX, que são microcontroladores de 8 pinos, com tipo de memória de programa Flash e uma imensa variedade de dispositivos implementados por Hardwarecomo CCP( Capture/Compare/PWM Peripherals), conversores ADC, comparadores, Timers, etc.

2.1 O MICROCONTROLADOR PIC12F683
O PIC utilizado neste projeto foi o PIC12F683, que faz parte da família 12FXXX.

Este microcontrolador até o momento não tem uma grande utilização na área de sistemas embarcados e hobbies, pois a sua memória de programa não era do tipo Flash, o que dificultava a sua escolha.Porem com este novo tipo de memória de programa e todas as suas funcionalidades em um pequeno chip de 8 pinos, possivelmente sua utilização e desenvolvimento tende a aumentar.

Imagem 1 – Microcontrolador PIC 12F683
O principal motivo da escolha deste microcontrolador foi devido a seus periféricos internos, onde temos um modulo CCP, que permite a geração do sinal PWM de saída, e 4...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motor CC
  • motor cc
  • Motores CC
  • Motor cc
  • Motores CC
  • motor cc
  • Motores de CC
  • motores cc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!