Motivação o Humana e Liderança (Invctus)

647 palavras 3 páginas
Fábio Pagliarini

R.A: 494488

Atividades 5 - Motivação Humana e Liderança
Na literatura liderar significa mais do que uma ação apenas, mas é uma arte de conduzir pessoas e grupos a conquistar resultados planejados. Existem diversos tipos de liderança, destacando-se a liderança Autocrática e a Participativa. A liderança autocrática tem uma influência um tanto negativa, pois centraliza as decisões no líder sem a participação dos liderados, assim gerando desconforto a eles os quais se sentem muitas vezes oprimidos, além disso, pode ocorrer do líder enxergar as pessoas em destaque como concorrentes. Já a liderança participativa os conhecimentos dos colaboradores são levados em conta na decisão, desse modo, as opiniões são compartilhadas, há a delegação de tarefas e um melhor autodesenvolvimento das pessoas, uma vez que também existe maior autonomia.
No filme “Invctus”, encontramos a arte de liderar em vários momentos nas atitudes do capitão do time de rugby Springboks, François Pienaar e principalmente nas do presidente sul africano Nelson Mandela. Nos dois casos os líderes se encontraram em situações complicadas, onde a melhor decisão a ser tomada era contra a opinião da grande maioria das pessoas, assim foi necessário conquistar a aceitação dos liderados diante de opiniões controversas. Para isso, tanto Pienaar como Mandela se viam na necessidade de serem primeiramente o exemplo.
Nelson Mandela teve um passado complicado devido a sua luta contra a
Apartheid, uma política de segregação racial que foi oficializada em 1948, tendo-se sobre os negros uma opressão com medidas de favorecimento aos brancos, como por exemplo, o direito ao voto detido apenas a eles. Mandela foi condenado à prisão perpétua em 1962, porém solto em 1990 quando também cessaram as leis separatistas garantindo também o direito ao voto aos negros. Em 1993 Mandela foi eleito a presidência da república com a missão de unir a África do Sul.
Diante desse objetivo Nelson Mandela demonstrou uma liderança

Relacionados