MOTIVACAO E AUTO ESTIMA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Páginas: 7 (1627 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Hoje mais do que nunca a educação é um desafio para os educadores, pois, as crianças e jovens vivem em um mundo repleto de tecnologias e brinquedos que encantam e fascinam a todos. Os atrativos oferecidos pela mídia despertam interesse que estão além do simples fato de frequentarem uma escola. No entanto, essa, muitas vezes, não oferece os mesmos atrativos, o que na maioria dos casos geracerto desinteresse e falta de motivação pelo estudo. Cabe aos educadores proporcionar situações, que despertem no educando motivação para interação com o objeto do conhecimento, com seus colegas e com os outros professores. Porque mesmo que a aprendizagem ocorra na intimidade do aluno, o processo do conhecimento dá-se na diversidade e na qualidade das suas interações.
os educadores ainda não temse dado conta da importância da motivação e auto- estima no processo ensino aprendizagem. Desta forma foi levantado o conhecimento, através de referencial teórico, dos fatores que levam a motivação e a auto estima , possibilitando o conhecimento da origem da desmotivação.

DESENVOLVIMENTO

A criança chega à escola motivada, pois tudo é novo e a curiosidade sobre o mundo escolar faz parte davida de toda criança. Assim, se o professor souber lidar com esse aluno, poderá conservar esta motivação, isto é, o desejo de aprender. E mudanças de atitude e hábitos já adquiridos somente ocorrem à medida que todos os profissionais que trabalham na educação compreendam a necessidade dessa mudança no sentido de ajudar o aluno a não perder o foco.
Descobrir como se processa esse desejo para oconhecimento é um desafio dos profissionais da educação. Há urgência em descobrir. A tentativa não é descobrir uma fórmula mágica, mas sim, um novo olhar para essa questão tão polêmica. Um olhar de afeto e carinho pelo aprendiz. Temos consciência de que educar não é mais depositar informações e nem transmitir conhecimentos. O desafio é transformar tantas informações em conhecimento efetivo. Issosomente será possível, se os professores alcançarem os alunos emocionalmente, porque o ato de educar só se dá com afeto.
Para Bzuneck (2001) “a motivação, ou o motivo, é aquilo que move uma pessoa ou que a põe em ação, ou a faz mudar o curso”. No entanto, a motivação no âmbito educacional assume um maior grau de especificidade, não podendo restringir-se à aplicação direta dos princípios gerais damotivação humana.
Tiba (2006), afirma que, a maior dificuldade que encontramos nas crianças atualmente é a falta motivação para estudar. Estudar para que? Para passar de ano e ganhar presente? Para ter sabedoria? Ou para os pais “não pegarem no pé”? Para muitos estudantes o lema é: “A escola é boa, o que atrapalha são as aulas”.
Para Bzuneck (2004, p. 24) “os problemas de motivação estão noaluno, no sentido de que ele é o portador e o maior prejudicado. Mas isto não significa que ele seja o responsável, muito menos o único, por essa condição”. Por isso faz-se necessário conhecer os fatores que interferem na motivação e auto- estima , partindo-se do pressuposto de que a desmotivação interfere negativamente no processo ensino-aprendizagem..
A motivação é um processo que ocorre nointerior do sujeito, estando, entretanto, intimamente ligado às relações de troca que o mesmo estabelece com o meio, principalmente, professores e colegas, no âmbito educacional. Por isso, faz-se necessário analisar a partir dos aspectos favoráveis e não favoráveis o vínculo existente entre o aluno e o professor.

“Se a criança tem interações agradáveis e afetiva com os adultos, os comportamentos,ações, as linguagens e as maneiras de ser, serão melhores assimiladas com valor positivo. Pode-se afirmar que a aprendizagem acontece por um processo cognitivo imbuído de afetividade, relação e motivação. curiosidade, interesse, persistência, atenção, prazer e alegria podem favorecer a participação de uma criança em situações de aprendizagem. No entanto, no decorrer do processo educacional o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MOTIVAÇÃO E AUTO ESTIMA NA APRENDIZAGEM
  • A MOTIVAÇÃO E A AUTO-ESTIMA FUNDAMENTADAS NA LUDICIDADE INCLUINDO O EDUCANDO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NAS...
  • Motivação no processo ensino aprendizagem
  • motivação inicial no processo do ensino e aprendizagem
  • Motivação e incentivo no processo ensino aprendizagem
  • A influência da motivação no processo de ensino-aprendizagem
  • Motivação no Processo de Ensino e Aprendizagem de Química
  • A importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!