Motivaçao

Páginas: 8 (1957 palavras) Publicado: 30 de abril de 2011
MOTIVAÇÃO

É um conceito central para a compreensão do comportamento humano. Sem motivação é difícil obter bons resultados, seja em que actividade for. Ela activa e dirige o comportamento. É o gosto, a paixão de fazer o que se faz. Com esse espírito realizam-se tarefas, mobilizados mais pelo prazer de fazer do que pela obrigação.
Indícios da motivação - Pré-disposição para os indivíduos seadaptarem a alterações, entusiasmo, empenho, etc.
Indícios de desmotivação – Apatia, absentismo elevado, falta de cooperação, resistência injustificada à mudança, prática de hobbies, etc.
A motivação é sem dúvida o motor principal da evolução das organizações. Se os seus responsáveis conhecerem os factores que influenciam a motivação dos agentes intervenientes nas suas actividades, podem ficar naposse da chave fundamental para abrir o caminho ao sucesso dessas mesmas organizações.
-----------------------------
É um conceito central para a compreensão do comportamento humano. Sem motivação é difícil obter bons resultados, seja em que actividade for. Ela activa e dirige o comportamento. É o gosto, a paixão de fazer o que se faz. Com esse espírito realizam-se tarefas, mobilizados mais peloprazer de fazer do que pela obrigação.
Indícios da motivação - Pré-disposição para os indivíduos se adaptarem a alterações, entusiasmo, empenho, etc.
Indícios de desmotivação – Apatia, absentismo elevado, falta de cooperação, resistência injustificada à mudança, prática de hobbies, etc.
A motivação é sem dúvida o motor principal da evolução das organizações. Se os seus responsáveis conheceremos factores que influenciam a motivação dos agentes intervenientes nas suas actividades, podem ficar na posse da chave fundamental para abrir o caminho ao sucesso dessas mesmas organizações.

O que é motivação?
Por Kátia T. Fonseca para o RH.com.br 
Há um consenso sobre o fato de motivação ser um fator interno, visto que o desejo de realizar algo surge de motivos ou necessidades do ser humano.As pessoas agem de forma a satisfazer suas necessidades. Esta é uma forma de dizer que as pessoas têm motivos para fazer o que fazer, ou seja, motivação é um motivo que leva à ação. Além disso, necessidades, ação e satisfação das mesmas estão fortemente inter-relacionadas e ligadas à motivação. Assim sendo, muitos estudiosos dirigiram sua atenção para a compreensão dos tipos de necessidades quemotivam o comportamento humano. No entanto, é importante ressaltar, que no cerne da psicologia humana, segundo Freud e Yung, a pessoa possui na sua alma, na sua personalidade traços positivos de ver a vida ou traços negativos de enxergar seu mundo. Ou seja, nascemos sorrindo para a vida e seremos sempre felizes, ou nos lamentaremos eternamente a sucedânea dos fatos de nossas vidas.
Nasorganizações, a gestão de pessoas eficaz envolve a motivação da equipe que é uma das preocupações do gestor, porém uma área que tem grande potencial para retorno relativamente a clima e resultados.
Segundo os principais estudiosos sobre este mote em movimento, as necessidades do homem são distintas e escalonadas desde as mais básicas até as mais complexas. Todavia, nesta ordem, o homem conquista asnecessidades de sobrevivência como conforto físico, comida, sexo, abrigo, roupa, sono e depois se preocupa com sua segurança, bem como se defender dos perigos que o ameaçam. Conquistado sua segurança, ele parte em busca de construir relações sustentáveis e associativas com outras pessoas. Somente depois de conquistar todos estes requisitos, ele poderá se auto-avaliar e ver como anda sua auto-estima, ambiçãoe desejo de se sobressair. E com mais este status, ele pode cumprir a tendência que cada indivíduo tem de realizar seu potencial e sua capacidade, visando autoconhecimento, criatividade, expressão e superação de si mesmo. Alguns autores, baseados nesta premissa hierárquica da satisfação das necessidades, defendem a idéia que todas estas buscas de satisfação caminham juntas e estão ligadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!