motivaçao que leva o lucro

Páginas: 12 (2956 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
1-Introdução

A motivação dos seres humanos e a qualidade de vida no trabalho são os grandes desafios da administração moderna e das novas práticas de gestão.
Embaladas pelas teorias administrativas clássicas e neoclássicas, com referência importante na teoria contingencial, onde uma forma mais interessante de se administrar é adotada conforme a influência das variáveis internas e externas,as empresas vem ao longo dos anos adequando suas necessidades primárias aos interesses sociais dos trabalhadores. Aspectos importantes e fundamentais neste processo, dentre eles a observância dos estudos de Maslow com a teoria das necessidades e Herzberg, onde com muita clareza pode-se observar a influência da gestão direta sobre o trabalhador, afetando os fatores motivacionais em que o ambiente,a estrutura física e a condição humana estariam ligados diretamente ao resultado desejado, tanto pela empresa quanto pelos funcionários. Um exemplo marcante da utilização destas ferramentas de gestão é dado pela empresa HP, que pelos olhos da direção, os funcionários devem possuir liberdade suficiente para que possam produzir com bastante tranquilidade e satisfação, estando todas as variáveisinternas diretamente voltadas para este fim. Sua estrutura física é suficiente para que o funcionário entenda que a preocupação em produzir é a mesma para que ele e toda sua família tenham totais condições para uma vida digna, de satisfação plena.


Problema
Até que ponto as boas práticas de gestão de recursos humanos podem aumentar a motivação dos funcionários de forma que os mesmosdesenvolvam a produtividade e o aumento dos lucros, como na Empresa HP ?

Hipótese
A preocupação com os aspectos motivacionais leva em conta não só a busca do lucro e do aumento da produtividade, mas também considera os aspectos sociais como parte fundamental de uma organização, atendendo às necessidades básicas dos trabalhadores, alimentando seus desejos e sonhos individuais, com benefícios adequadose remuneração justa, fazendo do trabalho um fator de satisfação pessoal.


Justificativa
Este artigo tem a intenção de sinalizar e fazer despertar a todos, empresas e trabalhadores para o fato de que ambos precisam estar atentos a necessidade do outro e que através dos diferentes tópicos abordados pode-se encontrar o método mais adequado e que melhor se enquadre no perfil de cada empresa,proporcionando uma estrutura sólida com um clima organizacional mais saudável.

GESTÃO DE RH

O conceito de Gestão de Recursos Humanos é uma associação de métodos, políticas e habilidades que se definem com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações, na capacitação, no desenvolvimento e no envolvimento de funcionários de uma empresa tendoa função de humaniza-las. Contendo assim, técnicas de mecanismos que o profissional utiliza como objetivo a valorização dos profissionais.
Contratar as pessoas certas, reter talentos e engajar os funcionários não são tarefas fáceis para as empresas. Uma das principais vantagens ao implementar novas medidas é estruturar o negócio para crescer, com práticas Inovadoras formando um conselho deexcelência, composto pelos líderes para análise crítica da gestão com líderes que promovam o bom convívio, sem perder o foco nos resultados e na cobrança por indicadores positivos de competitividade, incentivando o surgimento de novas lideranças, através da formação de grupos voltados para melhorias contínuas sobre determinados temas ou projetos e, através de um planejamento estratégico, incentivando aslideranças e desenvolvendo planos de cargos e salários que proporcionem flexibilidade, comunicação eficaz, autonomia e aprendizado organizacional, que atendam aos critérios de ética e responsabilidade socioambiental, e valorizem as competências e habilidades das pessoas.




2. Motivação que leva ao lucro

Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, dotados de sentimentos, desejos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação que levas as mulheres a preferirem ginásios femininos
  • 1. Porque estudar empreendedorismo? qual a motivação que leva as pessoas a discutirem o assunto?
  • 1. Porque estudar empreendedorismo? qual a motivação que leva as pessoas a discutirem o assunto?
  • o que leva
  • Lucro
  • Lucro
  • Lucros
  • Lucro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!