Motivação

Páginas: 19 (4628 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2011
a motivação como ferramenta para gestão de pessoas dentro das organizações

a motivação como ferramenta para gestão de pessoas dentro das organizações

1. GESTÃO DE PESSOAS

A gestão de pessoas baseia-se no fato de que o desempenho de uma Organização depende fortemente da contribuição das pessoas que a compõem e da forma como elas estão organizadas, são estimuladas e capacitadas, ecomo são mantidas num ambiente de trabalho e num clima organizacional adequados.

1.1 Conceito e histórico

na gestão organizacional, é chamado recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores dessa “organização”. A Gestão de Recursos Humanos freqüente é atribuída à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.Estas tarefas podem ser realizadas por uma pessoa ou um departamento (profissionais em recursos humanos) junto dos diretores da organização. (CHIAVENATO, 1999, p. 150).

O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) com estas tarefas é alinhar as políticas de RH, Segundo Chiavenato (1999, p. 151), com a “estratégia” da organização, que reservará para implantar aestratégia através dos trabalhadores.

Chiavenato (1999, p. 151) aponta que “durante muito tempo a Gestão de Recursos Humanos ficou associada à forma coerciva como organização tratava os seus trabalhadores. Depois de algum tempo adquiriu o nome de Administração de Recursos Humanos e só depois gestão de recursos humanos (GRH)”.

Após os anos 90, com a designação de Gestão dePessoas, começou a preocupar-se com os trabalhadores, a dar importância e reconhecer o mérito do talento humano de cada organização, capacitando e desenvolvendo os trabalhadores com a preocupação no profissional e na pessoa. Levando-se em conta que se a pessoa estiver bem, o profissional será mais produtivo e contribuirá para o crescimento organizacional e consequentemente seu desenvolvimentoprofissional. Toda organização é formada por pessoas, recursos e objetivos. (CHIAVENATO, 1999, p. 151).
Percebe-se que as organizações estão procurando contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores, através da capacitação, treinamentos e de incentivo para o ingresso e conclusão de cursos de graduação, pois a valorização do capital humano, passou a ser umaprioridade dentro das organizações visto que, se agregarmos valor às pessoas, estas se sentirão motivadas, valorizadas e consequentemente contribuirão de forma produtiva, para o alcance dos objetivos estratégicos da organização, assim, o projeto procura descobrir as causas que desmotivam os vendedores para, então, propor ações para motivá-los. Diante desse contexto percebe-se a importância daspessoas no processo produtivo enfocando a gestão de pessoas. Segundo Gil (2006, p.23),

as empresas desde meados da década de 80 vêm sofrendo sérios desafios, tanto de natureza ambiental quanto organizacional: globalização da economia, evolução das comunicações, desenvolvimento tecnológico, competitividade etc. Nem todas conseguiram ajustar-se a esses desafios, e muitas das quesobreviveram passaram por experiências, como a reengenharia, a terceirização e o downsizing, que produziram conseqüências de certa forma dramáticas para seu pessoal.

Os funcionários têm que ser identificados como fator de grande importância para as organizações, pois ele é a fonte das habilidades e conhecimentos inseridos para a realização dos objetivos da empresa, pois sem eles não haverianem a organização. Assim, Gil (2006, p 23) mostra que os funcionários têm que ser:

considerados parte do patrimônio da organização, (...) que as pessoas sejam tratadas como parceiros da organização. Como tais passariam a ser reconhecidas como fornecedores de conhecimentos, habilidades, capacidades e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações, a inteligência,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!