Motivação

Páginas: 23 (5716 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2011
A MOTIVAÇÃO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL NO DESEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL EM RIO BRANCO/ACRE
Alba Maria Farias
Maria Janete Cesário Braga
Roseno Dias dos Santos
RESUMO
Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar a importância da motivação no desempenho dos funcionários públicos da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL em Rio Branco/AC
Teve-se como objetivosespecíficos verificar os principais fatores que motivaram os funcionários da CAIXA no ano de 2007, no período de 28/05/2007 e 17/07/2007. O pressuposto básico foi elaborado a partir da análise dos dados da pesquisa de Clima Organizacional da CAIXA, observamos que vários fatores interferem diretamente no nível de satisfação dos empregados, gerando uma identidade e reconhecimento pelo desempenho de suasatribuição e que são mais eficientes quando correspondem diretamente a metas e valores dos mesmos. Para tanto, são discutidas brevemente as principais teorias que explicam a motivação no trabalho. Com base nos resultados, é introduzido o conceito de clima organizacional e discutida a sua forma de avaliação na organização. Conclui-se que o conhecimento do clima organizacional e motivacional dofuncionário possibilita o desenvolvimento de programas diferenciados de motivação dentro da organização, visando à atender a metas dos funcionário da CAIXA.
Palavras-chaves: motivação no trabalho; clima organizacional; teorias de motivação.

1. INTRODUÇÃO
Discorrer sobre motivação no setor púbico é ao mesmo tempo imprescindível e arriscado. Imprescindível, porque os serviços públicosrepresentam hoje um papel determinante em todos os países industrializados e, por outro lado, porque o Estado cumpre sempre com as funções centrais na vida coletiva da sociedade. E arriscado, pois, geralmente, para muita gente, os serviços públicos ficam associados à imagem de funcionários pouco inclinados a trabalhar e preocupados com suas vantagens e privilégios.
Mas, interessar-se pela motivação para otrabalho dos empregados do serviço público talvez seja, também, e, sobretudo, interrogar-se sobre a questão do mal-estar profissional que se observa em nossos dias num grande número de serviços públicos. Quando se começa falar de motivação num ambiente de trabalho, é geralmente porque se enfrenta uma desmobilização ou uma desmotivação total.
No exercício de qualquer profissão hoje, tem-se comoprincípio a busca de satisfação das necessidades materiais tais como: salário, planos de saúde, previdência privada, etc. Porém, as necessidades emocionais ficam em segundo plano. O bem estar emocional/ satisfação somente se realiza no trabalho com o que realmente se gosta.
“Hoje parece que consideramos a necessidade do trabalho como um fato preestabelecido. Alguns dizem que se trata de umanecessidade psicológica. Muitos replicariam que a única razão para trabalhar é a subsistência” (DONKIN, 2003, p.4).
Conforme Minicucci (1983) através dos tempos muito se tem discutido os fatores que determinam a eficiência do homem no trabalho. De um lado, há aqueles que defendem que o nível de produtividade de um trabalhador depende do grau de seu interesse pela remuneração e do controle da chefia;e de outro lado existem aqueles que ainda acrescentam aos fatores anteriores à questão relacionada ao suporte técnico-científico da estrutura empresarial. Entretanto, mais recentemente, estudiosos da administração passaram a privilegiar as variáveis motivacionais como elementos de análise nos quais se identifica que os trabalhadores se obrigam a compromissos morais que extrapolam os limites de umcontrato de trabalho.
Neste momento de globalização e consumismo a grande maioria das pessoas só trabalha para o sustento da família. São poucas as pessoas que se sentem realizadas em suas profissões ou que buscam algum sentido naquilo que realizam. Muitos são os que contam os dias para o fim de semana, feriado, férias ou aposentadoria, pois não encontram mais motivação ou sentido para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!