Motivação

Páginas: 3 (659 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Introdução

As dinâmicas de grupo oferecem hoje diversos meios que permitem incentivar pessoas a pariciparem ativamente no processo de aprendizagem.
Segundo estudiosos, a dinâmica de grupo é usadacomo ferramenta com fins de aprendizagem, a partir da década de 60, sendo utilizada em escolas e empresas. Esse é um processo diferente dos habituais do ensino formal e acadêmico, mas com resultadosde uma evolução natural e progressiva. Valoriza o educando, enfatizando que “somente fazendo é que se aprende”.
Marcos Berstun define Dinâmica de Grupos, como a disciplina moderna que estuda aconduta dos grupos como um todo e das variações individuais de seus membros, as relações entre os grupos, à formulação de leis e técnicas que aumentam a eficácia dos grupos. Para o autor, está comprovadoque o uso da Dinâmica de Grupos é um facilitador para o trabalho do “novo professor” na sociedade atual. Com o auxilio das técnicas grupais, é possível ao docente desenvolver no aluno outrashabilidades de carácter formativo, aplicando corretamente esse recurso para obter os conhecimentos pretendidos, e esse sucesso será alcançado mediante objetivo definido e com clareza.
Nos grupos acontecemformas mais humanas e construtivas de convivência, onde por meio dessa relação interpessoal, há a troca de experiência com outros, em clima de liberdade, aceitação, diálogo e comunhão, descobrindo suaidentidade e seus valores, orientando para a vida em sociedade.
A aplicação da dinâmica facilita o processo de comunição interna, reúne conhecimento de várias áreas, proporciona a todos o crescimento, oconhecimento flui melhor, há o despertar da liderança, gerando o comprometimento, cooperação aprendizagem e transformação. O desenvolvimento acontece quando o ser humano se torna mais eficiente emais criativo.
Finalizando, Berstun afirma que, o ser humano dá sentido à vida criando, inventando, descobrindo, realizando, mudando... Por tudo isso, que a Dinâmica de Grupo é um bom relacionamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!