Motivação

Páginas: 8 (1909 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
A IMPORTANCIA DA MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Isaias Ferreira da Silva
Valdecir Cahoni Rodrigues

RESUMO
A motivação na antiguidade era em forma de ameaças e punições físicas, financeiras e sociais na qual não focava a satisfação dos funcionários, mas a partir da Escola de Relações Humanas, que foi a primeira a enfatizar a satisfação do funcionário, e se preocupar com suas questõesafetivas e pessoais, estudando e analisando de maneira sistemática os aspectos humanos dentro da organização. Nas teorias que veremos, o enfoque motivacional não é só baseado na remuneração do funcionário, porém, se observa no decorrer de todo o processo, uma maior preocupação por parte do empregado em manter seu emprego do que na própria remuneração. Isso demonstra que o aspecto econômico é somente umdos fatores motivacionais, existindo, no entanto, “n” outros fatores que também tem sua relevância.
Palavras chaves: Auto estima. Realização

1 INTRODUÇÃO

Antes da revolução industrial a motivação tinha forma de medo, punição - física financeira ou social. Verifica-se desta forma que a punição era uma forma de motivar os colaboradores em um ambiente organizacional e o medo instalava-seneste ambiente de trabalho. Estas punições não eram realizadas somente de forma psicológica, apareciam também sob forma de restrições financeiras, e diversas vezes foram caracterizadas no sentido real sob a forma de lesão de ordem física (Steers e Poter apud Casado 2002, p.249)
Nos dias atuais o grande dilema das é alcançar e manter resultados positivos e consistentes. Além de planejamento emetas claras, a melhoria de desempenho está diretamente relacionada ao comprometimento e o desempenho da equipe. E, neste contexto, a motivação é uma peça fundamental.
O ser humano não é motivado apenas por estímulos econômicos e salariais, mas por recompensas sociais e simbólicas. O comportamento humano é determinado por causas que muitas vezes escapam do entendimento do homem. Essas causaschamam-se necessidades ou motivos, que por serem forças consideradas abstratas, levam o indivíduo a um determinado comportamento muitas vezes inexplicável em busca da satisfação de suas necessidades (ELTON MAYO, apud CHIAVENATO, 2000).
Com a motivação alcançamos um aumento expressivo de produtividade, e resultados excepcionais. Um bom exemplo é a formação da equipe de futebol para competir na Copa doMundo. A paixão pelo esporte e a determinação em buscar os melhores resultados embalam equipes do mundo todo. Assim como nas seleções, é preciso despertar o sentimento de desafio, incentivar a capacidade de superação e enfatizar a conquista e sensação de realização.


2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Motivação
A motivação pode ser definida como um estado interior que induz uma pessoa a assumirdeterminados tipos de comportamentos e refere-se ao desejo de alcançar algum objetivo, resulta dos desejos, necessidades e vontades de cada indivíduo. Por isso é necessário que cada um estejam sempre estimulados a crescer, a alcançar metas junto à organização, executando assim, um melhor trabalho e relacionamento atingindo os objetivos da melhor maneira possível.

2.1.1 Tipos de Motivação
Observamosuma divisão no tipo de motivação sabendo que são diversas as causas motivacionais do indivíduo, suas necessidades e expectativas.
Chamamos a motivação de INTRÍNSECA quando ela está relacionada com recompensas psicológicas: reconhecimento, respeito, status e esse tipo motivacional estão intimamente ligados as ações individuais dos gerentes em relação aos seus subordinados.
Por outro ladochamamos de EXTRÍNSECA quando as causas estão baseadas em recompensas tangíveis: salários, benefícios, promoções, sendo que estas causas independe da gerencia, pois geralmente são determinadas pela alta administração.

2.1.2 Teoria Motivacional
Várias teorias foram levantadas acerca da motivação e quatro delas, em particular, mantiveram credibilidade por um certo tempo, e acabaram por criar uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!