Motivação

Páginas: 5 (1239 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2014
Introdução
A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.
São as necessidades, estímulos, interesses, expectativas que nos fazem sentir motivados para uma determinada ação. Podemos assim referir-nos a dois tipos de motivação: a intrínseca e a extrínseca.Motivação intrínseca e motivação extrínseca
A motivação intrínseca, também chamada de motivação pessoal ou inconsciente, é a motivação que vem do prazer que alguém obtém da tarefa em si, da satisfação resultante de completar uma tarefa ou simplesmente de trabalhar nessa mesma tarefa.
Por outro lado, a motivação extrínseca, também conhecida por motivação ambiental ou consciente, são os factoresmotivacionais externos, traduzidos em recompensas como dinheiro ou notas (no caso do ensino). Estas recompensas proporcionam a satisfação ou o prazer que a tarefa em si não proporciona.
No que diz respeito ao comportamento do indivíduo, é difícil distinguir um tipo de motivação do outro, residindo a diferença essencialmente no motivo que leva a pessoa a agir.
Do ponto de vista do processo deensino-aprendizagem, ambas as motivações são importantes, sendo a motivação intrínseca é primordial porque dela dependerá o processo de aprendizagem, na medida em que o aluno precisa estar motivado para aprender, embora nem sempre o motivo seja o processo de aprendizagem em si mesmo. Por outro lado, devem ser concebidas estratégias que despertem o interesse dos alunos e ser consideradas, em determinadoscontextos, recompensas para estimular a motivação extrínseca.
Impulso e atração
A motivação pode ser analisada a partir de duas perspectivas diferentes: como impulso e como atração.
Ver o processo motivacional como impulso significa dizer que instintos e pulsões são as forças propulsoras da ação. Assim, necessidades internas geram no indivíduo uma tensão que exige ser resolvida. Exemplo dessetipo de motivação é a fome: a necessidade de alimento gera a fome que exige uma resolução através do comer. Apesar de importantes teorias da motivação, como a de Freud e a de Hull, basearem-se nessa perspectiva e de ela explicar muitos fenômenos do comportamento, suas limitações são patentes: a fome em si, para manter-se o exemplo, não determina se o indivíduo vai escolher comer arroz com feijãoou lasanha; outras forças estão em jogo aí: o ambiente. E outras formas de comportamento mais complexas, como o jejum ou ainda o desejo de aprender, entre tantos outros, não se deixam explicar simplesmente pela resolução de tensões internas. No caso do aprendizado, por exemplo, o objetivo se encontra num estado futuro, em que o indivíduo possui determinado saber.
Esse estado final como que atraio indivíduo - a motivação como atração, como força que puxa, atrai. Não se pode negar que ambas as perspectivas se complementam e ajudam a explicar a complexidade do comportamento humano; no entanto, devido às suas limitações para esclarecer comportamentos mais complexos, grande parte da pesquisa científica atual se desenvolve no âmbito da motivação como atração3 .
Uma compreensão da motivaçãocomo força atratora não pode deixar de levar em conta as preferências individuais, uma vez que diferentes pessoas veem diferentes objetivos como mais ou menos desejáveis. Um mesmo objetivo pode ser buscado por diferentes pessoas por diferentes razões: uma deseja mostrar seu desempenho, outra anseia ter influência sobre outras pessoas (poder), etc. A essas preferências relativamente estáveis notempo dá-se o nome de motivos3 .

A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW:

Segundo Abraham Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Maslow organiza tais necessidades da seguinte forma:
- Auto-realização - Auto-estima - Sociais - Segurança - Fisiológicas
Tais necessidades devem ser supridas primeiramente no alicerce das necessidades escritas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!