MOTIVAÇÃO

Páginas: 5 (1059 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
AINDA NÃO TENHO TRABALHO PRONTO.
AV 1 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E ENDOMARKETING
Comportamento Organizacional (CO) é definido por Robbins, Judge e Sobral (2010 p. 7) como "um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito dentro das organizações, com o propósito deutilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional." Os mesmos autores apontam benefícios ou oportunidades que as organizações podem obter ao voltar seus olhares para o CO, como por exemplo: - melhorar a qualidade e a produtividade dos funcionários; mostrar aos administradores como dar autonomia ao seu pessoal; elaborar e implementar programas de mudanças; ajudar os funcionários aequilibrar vida pessoal e profissional; levar gestores a aprender maneiras para incentivar a inovação.
Uma das variáveis dependentes do Comportamento Organizacional é a rotatividade, definida como a saída permanente de pessoal da organização, voluntária ou involuntariamente. O alto índice de rotatividade afeta a eficiência operacional das organizações; eleva os custos de recrutamento, fator que podeafetar os resultados. Por outro lado, a rotatividade pode ter um aspecto positivo ao criar oportunidade para a substituição de funcionários com um desempenho abaixo do esperado, favorecendo as promoções e a entrada de pessoas mais capacitadas, motivadas e com novas ideias na empresa.
A cidadania organizacional é um tema emergente. As organizações consideradas bem sucedidas estimulam a cidadaniaorganizacional e possuem bons cidadãos organizacionais, que são trabalhadores que fazem mais do que suas tarefas rotineiras, apresentando um desempenho além das expectativas ao realizar tarefas que não fazem parte das tarefas formais ou das exigências funcionais, mas que ajudam a promover o funcionamento eficaz da organização. Esses trabalhadores ajudam os colegas em suas equipes, evitam conflitosdesnecessários, respeitam as leis e regulamentos, se oferecem voluntariamente para tarefas ordinárias e são tolerantes com aborrecimentos e imposições ocasionais relacionadas ao trabalho.
A aprendizagem é uma das variáveis que influenciam o desempenho e, por isso, deve ser contínua. O aprendizado ocorre de formas diferentes para cada indivíduo. No ambiente de trabalho, a aprendizagem pode levartanto a melhoria dos processos quanto ao aprimoramento do uso da criatividade, fator fundamental para a inovação. Os valores do indivíduo devem ser foco de atenção dos gestores, pois geralmente influenciam e explicam suas atitudes, comportamentos e percepções dentro das organizações e podem indicar o que os motiva. As emoções são reações afetivas intensas que o indivíduo expressa em relação a algoou alguém e influenciam o comportamento das pessoas dentro das empresas. O seu estudo se tornou relevante porque as emoções podem estimular comportamentos de melhoria de desempenho.
Os grupos podem ser classificados em formais e informais. Os grupos formais possuem atribuições específicas e tarefas definidas pela estrutura organizacional e os grupos informais são naturalmente formados noambiente de trabalho, não possuem estrutura formal e surgem da necessidade de interação social.
As organizações modernas organizam o trabalho prioritariamente em equipes. Todas as equipes de trabalho são grupos, mas nem todos os grupos de trabalho são considerados equipes. Nos grupos de trabalho o objetivo é compartilhar informações, a sinergia é neutra e às vezes negativa, a responsabilidade éindividual e as habilidades são aleatórias e variadas. Nas equipes de trabalho o objetivo é o desempenho coletivo, a sinergia é positiva, a responsabilidade é individual e mútua e as habilidades são complementares.

AV 2 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E ENDOMARKETING
O ambiente de atuação das organizações está em constante transformação e exige das empresas capacidade de rápida adaptação e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!