Motivação

Páginas: 14 (3462 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
GESTÃO DE PESSOAS









MOTIVAÇÃO: CONCEITOS E TEORIAS E SUA RELAÇÃO COM ORGANIZAÇÃO E INDIVÍDUO


Márcia Andréa Mesquita Soares Seguetto.









Goiânia - Goiás
2010
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
GESTÃO DE PESSOAS







MOTIVAÇÃO: CONCEITOS E TEORIAS E SUA RELAÇÃO COM ORGANIZAÇÃO E INDIVÍDUO


Monografia apresentada aUniversidade Paulista – UNIP, sob orientação da professora Gláucia Regina Caixeta Yoshida, como requisito para obtenção do título de especialista em Gestão de Pessoas.









Goiânia - Goiás
2010
MOTIVAÇÃO: CONCEITOS E TEORIAS E SUA RELAÇÃO COM ORGANIZAÇÃO E INDIVÍDUO
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo geral apresentar alguns conceitos e teorias acerca damotivação, mostrar que existe uma quantidade considerável de teorias, estas geram interpretações e modelos variados sobre o tema e esclarecer que apesar das organizações desenvolverem o fator motivação a influência do indivíduo neste processo é fundamental.
Palavras-chave: motivação, conceito, teoria, organizações.
Introdução
O comportamento das pessoas dentro da organização é complexo edepende de fatores internos, decorrentes de suas características de personalidade, como capacidade de aprendizagem, motivação, percepção do ambiente interno e externo, atitudes, emoções, valores, etc, e fatores externos, decorrentes do ambiente que o envolve a das características organizacionais, como sistemas de recompensas e punições, fatores sociais, políticas, coesão grupal existente, etc.(Chiavenato,2009)
Dentre os fatores internos que influenciam o comportamento das pessoas a motivação humana tem sido um tema que tem recebido maior atenção no cenário empresarial, por fazer uma reflexão sobre a influência da motivação no rendimento de cada um no âmbito profissional. A motivação tem sido um fator relevante no desempenho das pessoas nas organizações.
DiscussãoA palavra motivação vem do latim “motivus”, relativo a movimento, coisa móvel. A palavra motivação, dada a origem significa movimento. Motivar uma pessoa provoca nela um novo ânimo, e começa a agir em busca de novos horizontes, de novas conquistas, a busca de objetivos predeterminados. Pode ser definida como o conjunto de fatores que determina a conduta de um indivíduo.
Deacordo com alguns teóricos da motivação, as experiências de cada indivíduo, seus sonhos e sua visão de mundo, interferem no modo como reagem aos estímulos motivacionais. Isso faz com que pessoas com experiências de vidas diferentes reajam de maneira diferente aos mesmos estímulos. Além das experiências pessoais, também as necessidades das organizações, das comunidades, das transformações tecnológicas edo exercício da cidadania têm a sua importância na maneira como percebem os estímulos motivacionais que lhe são apresentados.
Para Chiavenato, é difícl definir exatamente o conceito de motivação. De um modo geral conceitua (2009):

É tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico. (p.50)Kast e Rosenzweig (1970, apud CHIAVENATO, 1995) definem o conceito de motivação como:

De modo geral, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão, a um comportamentio específico.

Robbins (2005) define motivação como:

O processo responsável pela identidade, direção e persistência dosesforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. (p.132)

Motivação conceituada por Vergara (2003) como:

Uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa, a motivação apresenta característica peculiar de ser intrínseca, ou melhor, a motivação está dentro de nós, nasce de nossas necessidades interiores. (p. 42)

Henri Piéron (apud...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!